Bonum Littera

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Existe realmente liberdade de expressão no Brasil?

  Desde o fim da ditadura militar, em 1985, o Brasil é tido como um país onde reina a livre expressão. Embora este direito tenha sido garantido pela Constituição de 1988, permanece uma preocupante distância entre o que está escrito e sua implementação na prática.Começando pela nossa mídia que é controlada por grandes empresários e políticos que usam isso para divulgar apenas matérias de seu interesse com o objetivo de influenciar o pensamento dos telespectadores. 
  Um dia desses eu estava olhando o Facebook quando vi uma publicação sobre um jovem que estava criticando a policia na manifestação e então policias pediram para que ele se retirasse da manifestação, esse jovem carregava um cartaz falando sobre uma chacina em Osasco que supostamente teve envolvimento de policias, mas esse não foi um caso isolado, as vezes é possível ver principalmente na internet sobre casos parecidos.
   A censura era muito comum na ditadura militar, mas mesmo com o término delas ainda existe censura na televisão e está começando na internet, se um jornalista ou uma pessoa faz uma crítica a alguém ou alguma,sem ofender,ela simplesmente pode ser processada e no caso do jornalista pode ser demitido por causa do comentário,mesmo que essa pessoa a ser critica fez algo muito errado, como por exemplo um político que desvia verba.
  Na minha opinião o nosso país não é tão livre assim, pois a televisão e a internet são as maiores fontes de informações disponíveis atualmente, mas se algumas informações são escondidas de nós para preservar empresários ou políticos e que as pessoas que querem passar essas informações são censuradas, como pode se dizer que vivemos em um país livre? Se as pessoas não são livres para dizer o que pensam,então elas não são totalmente livres



  


FONTES:


11 comentários:

  1. Adorei a escolha do tema, cada vez mais as pessoas vêm descobrindo o quanto foram enganadas quando tomavam somente a televisão como fonte de informações. Vejo a parcialidade exarcebada dos jornalistas como falta de profissionalismo, eles não estudaram para promover políticos ou esconder a realidade de nós! Parabéns, Joãozinho, a cada bimestre seus textos são melhores, arrasou. :)

    ResponderExcluir
  2. Foi muito inteligente na escolha do tema! Vivemos em um país de livre expressão, desde que nossa opinião não seja contrária a "elite", vamos disser assim, porque para criticar ou xingar pessoas "menor valor" pra eles tudo bem, não os atingindo que mal pode haver! Alguns meses atrás, existia um jornal online que revelava verdades sobre alguns políticos, verdades que dono do jornal até poderia provar, quando esses políticos descobriram da existência desse jornal mandaram tirá-lo da internet. Cadê a liberdade? Até quando vamos ser privados de poder expressar nossa opinião a respeito do que quisermos? João seu texto ficou muito bom e bem estruturado, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. João, o tema do texto foi otimamente escolhido! É deplorável ver que depois de décadas de reivindicações populares, ainda revigora a vontade e opressão dos mais fortes e ricos. Sem contar que a imparcialidade está cada vez mais presente nas informações passadas para nós e, lamentavelmente, muitos brasileiros não têm acesso ao estudo de qualidade e acabam sendo fortemente manipulados.
    Seu texto ficou muito bom! Aponta vários detalhes importantes sobre o assunto, está de parabéns! E, não se esqueça de revisar sua escrita da próxima vez, afinal, existem alguns errinhos gramaticais bobos no seu texto que não mereciam estar aí!!!

    ResponderExcluir
  4. A escolha do tema foi muito boa, algo atual e polêmico, cuja dissertação se torna imprescindível. Assim como diz no texto, verifica-se que, em questões de leis escritas, os brasileiros são maravilhosamente livres para se expressar e fazer questionamentos, todavia, repara-se que na prática isso não ocorre, há intensa repressão às revoltas populares, apesar de serem cada vez mais frequentes e maiores benefícios e considerações às classes mais relevantes economicamente, como os governantes de grande posse. Esta situação se assemelha ao período do Brasil Império, logo, julga-se notável que o país não irá se desenvolver dessa maneira. Seu texto ficou muito bem estruturado, a introdução foi bem clara com a tese e seus argumentos demonstraram muito bem ao leitor qual era o seu ponto de vista e foram bem objetivos. Além disso, a conclusão foi expressa dando um tom de reflexão ao leitor. Também ficou agradável a inclusão da imagem ao final.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É mesmo difícil que o ser humano seja equânime em muitas ocasiões, mas além de transmitirem informações com carga tendenciosa, muitos veículos e autores são mentirosos e manipuladores por afirmarem ser imparciais. E aí fica mais complicado para grande parcela da população formar opinião própria e expô-la, como lhe é direito – pelo menos teoricamente.
    Gostei muito de sua produção, João. É uma forma de protesto. Dá nem pra acreditar que ainda tem gente querendo a volta da ditadura.

    ResponderExcluir
  7. Ótima escolha de tema, realmente vivemos em um país que dizem que temos liberdade de expressão, mas na verdade na pratica não temos nenhuma liberdade. Se alguém falar algo que vai contra os políticos, ou outras pessoas com mais poder, são julgados na hora, Jornalistas são demitidos, jornais são retirados de circulação, e a televisão censura cenas e fatos. Seu texto está muito bom e estruturado. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, João! É realmente um tema ótimo e que já passou da hora de ser discutido no blog. Até quando continuaremos a viver a teoria, deixando a prática de lado? Se somos uma país que prega liberdade à expressão, porque temer o que dizer e pra que tanto controle quantos às nossas palavras? Somos manipulados e muitas vezes privados da "verdadeira verdade", temos um restrito acesso à informação e ainda somos amedrontados a procurar e poder dizer sobre os "dois lados da moeda"; coisas muito contraditórias para serem chamadas de liberdade à expressão.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, João! É realmente um tema ótimo e que já passou da hora de ser discutido no blog. Até quando continuaremos a viver a teoria, deixando a prática de lado? Se somos uma país que prega liberdade à expressão, porque temer o que dizer e pra que tanto controle quantos às nossas palavras? Somos manipulados e muitas vezes privados da "verdadeira verdade", temos um restrito acesso à informação e ainda somos amedrontados a procurar e poder dizer sobre os "dois lados da moeda"; coisas muito contraditórias para serem chamadas de liberdade à expressão.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  10. João, esse é um tema que deveria ser discutido a todo momento. As pessoas estão tendo que se privar cada vez mais de dar suas opiniões, expressar seus sentimentos, principalmente quando está relacionado aos militares, famosos, políticos e etc. Em cada comentário dito como ''inadequado'' pessoas conseguem processar as outras e obter certo lucro. É certo que os direitos humanos devem ser respeitados, e realmente muita gente tem o objetivo de ofender e etc. Você mostrou indignação com o que está havendo e conseguiu passar a mensagem que queria, parabéns. Acho que faltou uma proposta de intervenção para esse problema. Você conduziu o texto bem, mas faltou a conclusão, aliás, eu estava presa ao assunto e queria saber qual sua opinião para melhorar tal fato.
    Bruna

    ResponderExcluir
  11. João, adorei seu texto! O tema escolhido foi excelente, é realmente isso que acontece no Brasil, temos liberdade de expressão mas não se pode falar demais. A escrita esta muito boa e pude perceber que melhora mais a cada bimestre, além de tudo seu texto se enquadra a proposta da dissertação argumentativa. Parabéns =)

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!