Bonum Littera

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Saúde Pública no Brasil

   De acordo com a Constituição Federal de 1988 a saúde é um direito de todos e um dever do estado, porém será que é realmente isso que vemos diariamente no Brasil ?
    A imagem que temos da saúde pública em nosso país é exatamente o contrário, são filas enormes com pessoas doentes aguardando longos períodos por atendimento, a superlotação de hospitais públicos com pacientes aguardando uma vaga largados em colchões ou em macas acomodados nos corredores dos hospitais, a carência de médicos e medicamentos, além de um péssimo atendimento por parte dos administradores na maioria das vezes.
   O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu com a constituição de 1988 e teve como objetivo a universalização da saúde em nosso país, assim levando o atendimento médico a todo e qualquer cidadão brasileiro com o financiamento público. No entanto esse sistema ainda precisa de muitas melhorias já que a saúde pública em nosso país se apresenta em estado tão crítico.
   As estruturas físicas das Unidades Básicas de Saúde e hospitais são horríveis, encontrando-se sempre em manutenção, funcionando em prédios inadequados, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias precárias. A falta de equipamentos médicos, mobílias, exame laboratoriais e até mesmo de medicamentos básicos para diabetes, hipertensão, vermífugos ou antibióticos também não pode ser deixada de lado. Além disso foi constatado pela Comissão de Saúde da OAB-CE, acompanhada pelo Ministério Público Estadual, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e os representantes de todos os Conselhos Regionais da área de saúde que cerca de 60% dos funcionários públicos da área da saúde são contratados de empresas terceirizadas, o que afronta a constituição, já que tal exige a aprovação em concursos públicos para a ocupação de um cargo público, ressaltando-se que a carência de médicos no SUS, se dá principalmente, pela falta de concursos públicos.
    Foi registrado que o Brasil gasta em média 280 dólares anuais por pessoa com saúde, uma média considerada alta em relação aos outros países da América Latina, porém parte desse dinheiro se perde no caminho devido a corrupção e a mal administração de nossos governantes.
    As falhas no nosso sistema de saúde são de total responsabilidade de nossos governantes e apesar de ter apresentado melhorias historicamente, já que evoluiu desde o período colonial a saúde continua em situação precária e vergonhosa. E nós brasileiros acabamos sendo cúmplices desse sistema já que não exigimos melhorias e continuamos sempre elegendo os mesmos candidatos e votando sem ao menos conhece-los.

Referencia bibliográficas:
Info Escola
Rui Leitão
Faculdade Joaquim Nabuco

14 comentários:

  1. Convivemos todos os dias com vários problemas em nosso país, um deles é a saúde pública, a qual está muito precária. Percebemos que existem várias diferenças entre as condições sociais e as raças das pessoas, pois muitas das vezes as pessoas não são atendidas por causa de seu poder aquisitivo, elas são deixadas nos corredores dos hospitais, estes que estão sempre cheios e sem espaços para atender os doentes, muitos são atendidos nos corredores, no chão, sem qualquer tipo de cuidado para que não sejam contaminadas ou algo do tipo, muitos morrem porque não são bem atendidos, ou pior, como vemos em muitos casos as pessoas não chegam a ser atendidas, mesmo na portaria elas são expulsas dos hospitais e sem ajuda acabam falecendo. Vemos em várias reportagens, em jornais a nossa realidade, a corrupção que está por todo lado, e inclusive dentro dos hospitais, ouvimos notícias e convivemos a todo momento com os desvios de verbas, de medicamentos, e tudo isso sem punição para os praticantes. Para que nossa saúde melhore devemos nos preocupar com quem estamos colocando para administrar nossa cidade, nosso país, pois se uma pessoa melhor estiver no comando quem sabe poderemos presenciar a uma melhora não só na saúde pública mas também em todas as outras coisas que estão ruins em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. A respeito da saúde pública de nosso país vou ser bem simples e direto e acredito que minha opinião é quase que unanime se realizarmos uma pesquisa a respeito do caso. A situação de nosso país é lamentável e vergonhosa pois, constantemente me noticiários vemos fatos de pessoas que morreram devido a falta de médicos ou que passaram dias na fila esperando por um. Quando se fala em corrupção, saúde precária entre outros fatores penso que isso seja como um ciclo ou um efeito dominó pois, todos esses problemas pelo qual o Brasil passa se inicia devido a falta de uma boa educação em nosso país que proporciona a formação de más administradores, sendo que um dia esses vão governar o Brasil. Então essa má formação influencia em seu governo fazendo com que a pessoa deixe o lado da honestidade e se encaminhe para o lado ruim, sendo esse o motivo pelo qual chamamos esses políticos de "ladrões". Em minha opinião não podemos falar de saúde precária, de corrupção sendo que estes são apenas o reflexo de nossa má qualidade educacional.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Real e lamentavelmente os sistemas que fornecem manutenção à saúde pública no Brasil não se apresentam em bom estado e isso não se faz novidade para ninguém. A maior parte das reclamações que os usuários do Sistema Único de Saúde realizam são por demora no atendimento e falta de leitos, e apesar de haver projetos que incentivam denúncias por parte da população, muitas pessoas passam por situações inaceitáveis e não tomam atitudes para que possivelmente haja uma mudança no sistema. Descobri um site (http://www.caixapretadasaude.org.br/), acessível a qualquer pessoa que se conecte a internet, no qual é possível realizar denúncias para o chamado “Caixa Preta da Saúde”, projeto da Associação Médica Brasileira (AMB), que quer que o próprio usuário do SUS denuncie (enviando fotos, vídeos e depoimentos) quando o sistema não funcionar como previsto em lei para que haja o fortalecimento da denúncia. O presidente da AMB, Florentino Cardoso, disse que eles farão balanços mensais para ver se o gestor público está resolvendo o problema ou se a situação está se agravando e que, caso necessário, acionariam o Ministério Público. Esse é um recurso para protestar de forma civilizada as condições em que nós, o povo brasileiro, nos encontramos. Mas também acredito que o mais fundamental seja analisar bem quem elegemos para cargos como o da presidência da república, pois é um dos fatores determinantes do progresso ou regresso da nação, falando não somente no âmbito da saúde.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A situação do nosso país no que se diz respeito à saúde é precário e alarmante, nosso sistema político é falho e graças a isso o Brasil possui baixos investimentos na área da saúde (principalmente). O que acontece é o seguinte: os cidadãos pagam os impostos devidamente, e por causa de falhas no sistema político, os candidatos que acreditamos ser "os melhores" pegam boa parte desse dinheiro arrecadado com impostos e por fim não sobra quase nada para investir no que o país precisa, e o resultado é o que nós vemos todo dia nos hospitais, pessoas morrendo na fila de espera por falta de médicos e/ou até por falta de hospitais (ocorrendo a superlotação em um hospital). Posso dar até um exemplo de investimento ruim, que é o da Copa do Mundo de 2014, a conclusão foi que não tínhamos estrutura econômica para sustentar esse evento, e acabaram sendo construídos estádios que não vão ser usados mais ou usados com muito menos frequência, quando podíamos ter passado esse peso para outro país, usado o dinheiro gasto na Copa com investimentos em saúde e educação (que na minha opinião, realmente precisam) e deixar para essa copa ocorrer em outro ano.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com a autora, quando se fala sobre saúde no Brasil, a vontade é de fazer todo mundo, principalmente os políticos acordarem e olharem ao seu redor. As condições nos hospitais estão absurdas, o atendimento pelo SUS é precário. Quem possui um maior poder aquisitivo tem muito mais conforto e ajuda do que os que não tem condições. Principalmente nas grandes cidades, os hospitais estão precisando urgentemente de mais médicos, melhoria da infraestrutura, e até mesmo a construção de novos. Esse breve documentário mostra um pouco sobre a situação gritante de alguns dos hospitais brasileiros: https://www.youtube.com/watch?v=yyRd7DCvT3c. A principal promessa e concretização de todo politico deveria ser obviamente a melhoria da saúde no Brasil. A situação está alarmante, eu sei que a população está crescendo, que não é possível melhorar tudo do dia para a noite, mas é preciso arrumar uma maneira para reverter essa situação, porque desse jeito não está bom, aliás, está horrível.

    ResponderExcluir
  11. A saúde no Brasil não tem médico suficiente, não tem vaga, não tem atendimento, não tem remédio.Vivemos em um país que quando se fala em saúde,cria um certo desespero,vemos condições absurdas em hospitais,pessoas morrendo por falta de atendimento,pessoas que para serem atendidas deve esperar horas,ou até mesmo dias.Isso é uma falta de respeito com o ser humano,pessoas de classe alta recebem muito mais do que pessoas com condições inferiores.Enquanto o povo achar que está tudo bem,isso não vai mudar,infelizmente vivemos em um país que saúde e educação estão pedindo socorro e cada dia que passa nada e feito.Um fato que envolveu isso esse ano foi a Copa,pela primeira vez entre tantos anos o povo brasileiro viu que o governo não está nem ai com o que se passa dentro de hospitais precários,viu que o governo prefere gastar com coisas inúteis para chamar atenção do mundo e esquece que tem algo que desde sempre vem chamando muito mais atenção.Isso não pode continuar assim,pois muitas pessoas dependem do SUS,é várias vidas em risco,o que não é bom pro nosso país.
    Tífany

    ResponderExcluir
  12. O Brasil é conhecido mundialmente por representar condições precárias na saude. Infelizmente o Sistema Único de Saude, criado para garantir a preservação da saúde de todos os brasileiros, se encontra em deficiência e debilidade. Presenciamos a triste realidade enfrentada por nós brasileiros, causada pela desigualdade e ausência de conduta dos governantes de nosso país. Os hospitais apresentam superlotação e insuficiência de bons profissionais, ocasionando todos os dias centenas de mortes por falta de atendimento ou atendimento errôneo. O fato é que neste país, aqueles que não possuem condições financeiras suficientes para zelar por sua saúde, contam apenas com a “sorte” de serem atendidos com eficiência e rapidez.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  13. É muitos fácil de se perceber a falta de investimentos da área da saúde, como por exemplo a falta de espaço nos hospitais da rede publica, falta de médicos e o descaso com os pacientes.Assim como já foi citado acima, o brasileiros paga impostos para o governo garantir uma melhor qualidade de saúde e educação, mas o governo não cumpre seus deveres e quem sofre é a população mais pobre. Como a rede privada apresenta melhor qualidade a população opta por ter que pagar mais do que ficar sem receber sua consulta sendo que ela já gasta muito dinheiro com os impostos. Além da má qualidade dos hospitais a população tem que pagar muito caro por remédios que deveriam ser distribuídos pela rede publica de saúde. Acredito que o Brasil precisa investir urgentemente na área da saúde já que está havendo um crescimento populacional muito grande e os hospitais não tem estrutura para receber tantas pessoas.

    ResponderExcluir
  14. A saúde pública no Brasil é algo realmente preocupante, as condições precárias encontradas nesse setor mostram uma grade despreocupação e falta de respeito com a população em geral, já que temos hospitais sem condições de uso por falta de aparelhos básicos, ou mesmo falta de médicos e medicamentos. Além do fato citado no texto em relação aos trabalhadores da área da saúde que deveriam ser selecionados através de concursos públicos, o que em grade parte das vezes não acontece.
    Gabriela

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!