Bonum Littera

domingo, 31 de agosto de 2014

A tecnologia nos cigarros

       
      A revista Scientific American trouxe em sua última edição, de 26 de agosto, uma reportagem falando sobre o cigarro eletrônico.
      Deixar de fumar é uma tarefa cheia de dificuldades. São muitos os fatores que atam as pessoas a esse vício. O hábito, a fumaça carregada de nicotina que se introduz nos pulmões e se expira pela boca; o apoio diante de uma situação tensa ou, simplesmente, a mania de fumar bebendo. Como alternativa, o cigarro eletrônico é anunciado como método para deixar de fumar facilmente. Esta invenção tem a aparência de um cigarro normal e é composta por uma bateria e uma carga que pode conter ou não nicotina, de acordo com o gosto do usuário, além de outras substâncias, e tudo isso preparado com diversos aromas. A substância exalada é vapor de água, que, segundo os fabricantes, não afeta as outras pessoas.
     Mesmo sem a presença de comprovações científicas que o cigarro-eletrônico causa riscos à saúde humana, normas e regulamentos se tornam necessários agora, por exemplo, proibir fumar em alguns ambientes e proibir a venda para menores, estes que se interessarão muito no cigarro eletrônico, pensando “já que não tem nicotina, e é água não faz mal pra saúde, assim eu poderei fumar sem problemas e sem medo de viciar”, e esse pensamento junto com o uso dessa novidade, pode ser um caminho ruim, encaminhando cada vez mais jovens para o caminho das drogas.

     O cigarro-eletrônico surgiu como um novo método para os fumantes que querem largar o vício, e os fabricantes desses asseguram que esse novo cigarro é menos prejudicial que o convencional, mas até agora não foram feitos estudos clínicos rigorosos que provem que este produto ajude as pessoas a parar de fumar, como os adesivos e as pastilhas de nicotina.






      Quanto ao cigarro eletrônico, apesar de os efeitos na saúde de seu uso não serem totalmente conhecidos no campo científico, vários estudos têm demonstrado que este dispositivo apresenta enorme vantagens em relação ao cigarro de tabaco, pois, justamente por não possuir tabaco ou combustão, apresentando somente a nicotina, traz uma série de benefícios:


  • Não compromete o olfato e o paladar;
  • Não causa escurecimento dos dentes, inflamação das gengivas e mau hálito;
  • Não causa envelhecimento da pele (rugas);
  • Não deixa mau cheiro na pessoa que fuma e no ambiente em que ela está fumando;
  • Não compromete o fôlego;
  • Não causa pigarro ("catarro");
  • Não causa tosse crônica;
  • Não promove risco de incêndio;
  • Não polui o meio ambiente com bitucas;
  • Não provoca doenças relacionadas ao cigarro de tabaco como: pneumonia, câncer (pulmão, bexiga, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago), infarto de miocárdio, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame cerebral, trombose, úlcera digestiva, impotência sexual, etc.;
  • Não expõe outras pessoas aos riscos da fumaça do tabaco (fumantes passivos);
  • Vários estudos não conseguiram provar que a nicotina isolada, como em medicamentos usados na terapia de reposição de nicotina, promova significativo malefício ao sistema cardiovascular. Além disso, alguns estudos sugeriram que a nicotina parece ser benéfica de várias formas, como, por exemplo, na estimulação da recuperação de danos cerebrais na Doença de Parkinson e Alzheimer;
  • O propilenoglicol, principal constituinte do e-líquido usado no cigarro eletrônico, possui conhecidas propriedades bactericidas e antivirais, podendo proteger os fumantes de cigarro eletrônico de gripes e infecções respiratórias, enquanto que o cigarro de tabaco duplica o risco de morte em uma epidemia de gripe.


Texto de Luis Felipe de Lima Andrade

sábado, 30 de agosto de 2014

Dicas indispensáveis para encarar a prova de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio

Mesmo sem lista de leituras obrigatórias, exame nacional busca valorizar os "bons leitores"

Para se sair bem em provas nacionais, é de grande importância que se tenha um estudo sobre a lista de exercícios obrigatória. Um exemplo seria, como na UFRGS,- que, apesar de ter enfoque diferente do ENEM, os vestibulandos acabam se capacitando para a realização da prova, pois provavelmente ganhou mais experiência para interpretar questões mais complexas- em 2015, para garantir uma “boa nota” na parte de literatura, era preciso que se estudasse bastante obras de Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Machado de Assis ou, também, contos de Murilo Rubião e Sergio Faraco. Mas nem sempre os livros são a principal exigência da prova, geralmente é dado um texto no qual o aluno deve buscar entender todo processo e contexto histórico envolto naquele.
Mas o que é de grande interesse nacional é o ENEM.“O Enem enxerga as artes como um processo mais amplo e entra nas artes plásticas e na música. O aluno tem de ser um bom leitor de textos em todos os formatos, mas a primeira coisa é ter conhecimento da história da literatura brasileira como um todo” aconselha o professor de literatura do Unificado, Pedro Gonzaga.
Fique atento nas dicas para um melhor desempenho na prova de literatura do ENEM. Apesar de a leitura não ser obrigatória, ler bastante é indispensável.

ATENÇÃO PARA O SECULO XX

Professores afirmam que é sempre bom ter uma visão panorâmica da literatura brasileira com enfoque na do século XX, pois, sem dúvida alguma é a predominante no exame. “É sempre legal ter uma visão bem panorâmica da história da literatura brasileira, mas o século 20, a partir do modernismo, sempre cai em uma ou duas questões” diz o professor de literatura do Unificado Diego Grando.
Uma dica de Pedro Gonzaga é não se esquecer de grandes nomes, como, Carlos Drummond de Andrade.

PROSA E POESIA

Segundo Pedro Gonzaga “o leitor capaz de interpretar prosa e poesia se capacita a interpretar tudo”. Por mais que o vocabulário seja rebuscado e por vezes não usual, realize a tarefa de, mesmo sendo cansativa, decifrar cada estrofe. Leia com calma e bastante atento, busque compreender o que o autor colocou em cada entrelinha do texto.

Leia manuais de literatura

Manuais são recursos simples e diretos para conhecer e compreender os períodos mais representativos da literatura brasileira. Obras como Antologia Comentada de Literatura Brasileira - Poesia e Prosa (vários autores, Vozes) e Curso de Literatura Brasileira (Sergius Gonzaga, Leitura XXI) oferecem um panorama amplo acompanhado por comentários que elucidam cada período tratado.


Questão comentada

Questão 29 (Enem/2010)

Reclame
Se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferência

CHACAL et al. Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006.

Chacal é um dos representantes da geração poética de 1970. A produção literária dessa geração, considerada marginal e engajada, de que é representativo o poema apresentado, valoriza

a) o experimentalismo em versos curtos e tom jocoso.
b) a sociedade de consumo, com o uso da linguagem publicitária.
c) a construção do poema, em detrimento do conteúdo.
d) a experimentação formal dos neossimbolistas.
e) o uso de versos curtos e uniformes quanto à métrica.


Comentário de Pedro Gonzaga


A questão trata de uma das últimas gerações, senão a última, de poetas que podem ser reunidos em um grupo com elementos estéticos semelhantes. Entre os "marginais" está o nome de Chacal, em um poema representativo de seu fazer poético, marcado por versos enxutos e por uma constante ironia, muitas vezes feita de colagens de discursos da mídia e da publicidade. O tom imperativo, ou como chama o Enem, conativo, aqui é parodiado. Por isso, é preciso cuidar com a alternativa B, pois o enunciado fala em valorizar, não em utilizar a linguagem publicitária, o que o poema não faz. As demais alternativas não fazem sentido, pois é um poema em que o conteúdo importa tanto quanto a construção, nada tem a ver com a escola neossimbolista do início do século 20 e também não apresenta uniformidade métrica. Para a adequada resposta à questão era preciso unir conhecimentos de interpretação, período literário e noções formais de poesia. Resposta A.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A extinção da humanidade está próxima?

    Uma das maiores preocupações atuais da humanidade é a possível extinção da espécie humana.O tão temido fim do Mundo.As pessoas sabem que a morte é algo certeiro para todo ser vivo,e encaram isso de forma conformada,mas o que realmente preocupa-nos é o fato de que um dia,tudo o que conhecíamos não existirá mais.Mas qual será o algoz do nosso amado Planeta Terra?                         Segundo a Bíblia,o fim do Mundo ou Apocalipse virá quando Deus descer à Terra e salvar os bons cristãos do sofrimento mundano.Por outro lado,os cientistas têm um ponto de vista diferente;segundo eles as causas mais prováveis para nossa extinção estão ligadas à colisão de astros celestes contra nosso Planeta,e ao tão falado aquecimento global,que vem se intensificando com base na poluição desenfreada do homem.                                                                            Com a poluição desenfreada,a temperatura da Terra aumentará de forma significativa,o que resultará na extinção de diversas espécies e futuramente a difusão de vários ecossistemas.O que consequentemente resultará no fim da vida no Planeta.                                                                                                             A possível solução para reduzir o aquecimento global e prolongar a data de validade da raça humana,seria reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera e criar campanhas de reflorestamento,pois as árvores possuem a habilidade de transformar CO² (principal gás do aquecimento global) em oxigênio.Os governos e os cidadãos devem fazer suas partes para preservar esse grande e louco Planeta chamada Terra.



Guilherme Mattos.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Novo Feminismo

Priscila Matos 

O feminismo é definido como um movimento social e político cujo principal intuito é a busca por direitos equânimes e uma vivência humana sem opressões para as mulheres. Estas procuram garantir a participação feminina na sociedade de forma igualitária à dos homens, sem diferenciação de gêneros. Esse movimento se fortificou em razão da Revolução Industrial, quando a mulher, até então vista somente como dona de casa, assume uma tripla jornada de trabalho, dentro e fora do lar.
            Através desses movimentos as mulheres objetivam cessar com o discernimento dos gêneros, buscando não somente a equalização das condições de trabalho entre homens e mulheres, mas também modificar a concepção adotada pela sociedade de que a mulher seja mais “fragilizada” que o homem. Desde os tempos remotos, como na antiguidade, pode-se notar a submissão das mulheres ao homem, sendo vistas primordialmente como meio de reprodução e satisfação de seus maridos. E mesmo ao decorrer dos anos as mulheres encontraram dificuldades na sociedade perante à política e economia. E graças às suas lutas hoje podem ser o que quiserem e andarem por onde quiserem.

A primeira onda do feminismo ocorreu no século XIX e início do século XX no Reino Unido e nos Estados Unidos, e buscava igualdade nos direitos contratuais e de propriedade para homens e mulheres, e na oposição de casamentos arranjados e da propriedade de mulheres casadas por seus maridos. No entanto, no fim do século XIX, o ativismo passou a se focar principalmente na conquista de poder político, em especial o direito ao sufrágio por parte das mulheres. Ainda assim, feministas já faziam campanhas pelos direitos sexuais, reprodutivos e econômicos.
            Atualmente, o novo feminismo ganha diversas formas e objeções, reivindicado na pele de jovens ativistas que usam o corpo para se expressar. Essas mulheres retêm a liberdade e diversidade, se juntando para defender os direitos da minoria com muita ousadia e atrevimento. Na marcha das Vadias, é comum as mulheres saírem com os seios amostra, idealizando o fato de que não devem ser julgadas e muito menos violentadas por se vestirem como quiserem. A forma de protestar tem conferido às mulheres audácia e tirado a relação conservadorismo e feminismo. As jovens que participam da marcha das Vadias trazem ao movimento cor e brilho, brincando com os corpos enquanto lutam por um propósito maior. Mesmo com novos objetivos, as feministas não deixaram os propósitos primordiais: violência doméstica e abuso sexual, assim como liberdade sexual e reprodutiva.
Por meio de movimentos como o feminismo as mulheres alcançaram inúmeros direitos que deveriam ser inatos a todo ser humano e através dele devem continuar na busca de um mundo igualitário para homens e mulheres. Há muitas críticas ao novo modo de protestar das mulheres, tanto boas quanto ruins, porém, acredito que estejam certas de ousarem e mudarem o modo “certinho” de protesto, chamando assim a devida atenção e despertando a juventude do séc XXI.

Referências bibliográficas: 
InfoEscola - Feminismo
ISTOÉ - O Novo Feminismo



domingo, 24 de agosto de 2014

Como fazer uma prova

Folder criado pelos alunos do 2º ano 2014 para aula de redação.




sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Capital Cultural 2: capital cultural ou cultura capitalizada?


1.Vamos iniciar um mapa conceitual sobre o tema. Para começa-lo. Assista o vídeo abaixo e anote as informações mais relevantes sobre o que é capital cultural:



2. Agora, assista o clip abaixo e reflita sobre a consequência da falta de capital cultural:



3. Veja o que é preciso fazer para quebrar essa desigualdade




4. Associe o modelo de educação atual com a seguinte reflexão sobre a crise da USP:

http://sinduece.org.br/noticias/destaque/e-um-crime-o-curriculo-lattes-diz-marilena-chaui/



5. Agora veja aqui a análise do cenário cultural brasileiro de uma perspectiva externa para entender onde está o problema apontado já por Chauí e por Harvey:

https://www.youtube.com/watch?v=XYtcE-5FmUw

6. Finalize: que política cultural você propõe? Analise as propostas culturais dos candidatos e reflita: estamos no caminho?

Capital Cultura 1: Crise econômica ou falha política?


Para conhecer mais sobre o assunto, siga as instruções abaixo, assistindo na ordem os vídeos e fazendo um mapa conceitual resumindo as principais informações de cada um deles.

1. Assista o vídeo e reflita, geralmente quando falamos de capitalismo pensamos em um sistema abstrato muito complexo, mas neste vídeo o capitalismo aparece humanizado. Como ele é?



2. Agora veja esse vídeo que relaciona o sistema capitalista ao hábito consumista a uma política neoliberal, dando continuidade ao mapa iniciado com o vídeo anterior.




3. Agora, assista esse outro vídeo e continue mapeando as ideias a respeito do capitalismo. Procure entender a causa da crise capitalista.




4. Assista esse outro vídeo e veja a atitude que uma boa análise recomenda. Lembre-se continue completando o seu mapa conceitual.




5. Agora, nesse vídeo são apontadas dois princípios de ação, veja e complete o seu mapa conceitual.




6. Embora no vídeo anterior fale de um "consumo caridoso", podemos pensar também em uma política caridosa. Veja porque embora ela pareça boa,  ela não resolve o problema.





7. Conclua: Se a caridade não é um bom princípio, pois apenas anestesia sem contudo resolver o problema, qual é a saída? 

8.Depois de finalizar seu mapa conceitual, construa um texto com base nele para sintetizar suas ideias.

9. Agora siga para o segundo tópico, quando falaremos mais sobre as soluções.

Hoje mesmo que se tenha já se passado mais de 1 século em relação a abolição da escravatura, sendo esta feita através da Lei Áurea, ainda presenciamos a escravidão acompanhando a evolução tanto de nosso país quanto do nosso mundo. Hoje vivemos na chamada escravidão moderna, na qual a mídia se refere pelo nome de trabalho forçado criando uma Hipérbole. Quando digo “escravidão moderna” me refiro ao fato de que a escravidão de hoje não é como a de antigamente que as pessoas eram tratadas como mercadorias e trabalhavam em troca de nada pois, nossa atual escravidão é caracterizada pelo fato de pessoas trabalharem muito e receberem muitas vezes menos que o necessária à própria sobrevivência.


A mídia tem mostrado frequentemente adultos e crianças (na maioria delas crianças entre 08 à 13 anos) onde estão sendo forçadas para trabalhar nas ruas vendendo doces em geral ou coisas do tipo nos faróis, ao invés de terem uma vida normal como as outras e trabalhando dentro da lei à partir dos 16 anos, elas são obrigadas muitas vezes pelos pais ou irmãos mais velhos à fazer coisas do tipo e enviar o dinheiro ganho para outros devido não ter as mesmas condições que muitos tem. No mapa ao lado vê-se onde a escravidão está mais presente.


         Ao ler esse texto muitos pensarão que a escravidão é algo somente desumano pois, não deve-se fazer com que os outros sofram a preço de nada, mas em meu ponto de vista a escravidão não é somente algo desumano como também algo que “atrasa” nosso país pois, enquanto existir esse tipo de mão de obra, o Brasil não irá avançar já que por exemplo os produtores de cana de açúcar (atividade onde há presença de trabalho escravo) vão continuar pagando pouco a esses trabalhadores, criando futuramente uma hierarquização da sociedade pois, uns (produtores) vão continuar lucrando e outros  (“escravos”) vão continuar pobres.
         Uma possível solução para este tipo de problema seria, além de aumentar a fiscalização em nosso país investir em tecnologias baratas que substituiriam a mão de obra escrava.Veja mais sobre essas atividades no link abaixo: 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Por que os ruivos foram perseguidos ao longo da história?






As variações dos tons de ruivo estão em alta e fazem a cabeça de várias mulheres (e homens também). É possível até dizer que virou tendência, sejam as madeixas naturais ou tingidas. Tanto que diversos filmes, séries, novelas e comerciais estão fazendo questão de colocar atores e modelos ruivos no seu casting.

Em um artigo publicado na revista Science diz que foi encontrado o gene conhecido como “MC1R” que é um variante do gene responsável pela "ruivice" e suas características nos neandertais, mostrando que os ruivos já fazem parte do mundo há bastante tempo, mesmo que hoje em dia eles só representem entre 1% e 2% de toda população mundial. Diante dessa “raridade” e toda história que envolve essa cor dos fios, existem até alguns ensaios fotográficos registrando ruivos.

INVASÃO VERMELHA




Relembre os principais casos de discriminação contra os sardentos:


DIVINA DESGRAÇA


Seth, deus do Egito antigo, não era originalmente maligno: ele passou a ser retratado assim após a invasão de povos como os persas. Foi então associado ao deserto vermelho, às tempestades e à destruição - coisas que os egípcios temiam. Por consequência, homens ruivos como ele passaram a ser odiados e sacrificados - muitos morreram como oferenda na Tumba de Osíris.


(NÃO OUÇA) O QUE A RAPOSA DIZ


Os gregos achavam que um monte de gente podia virar vampiro: suicidas, excomungados, pessoas que comiam a carne de uma ovelha morta por um lobo e, claro, ruivos. Por isso, o cabelo nesse tom era visto com desconfiança. O filósofo Aristóteles chegou a dizer que, enquanto loiros eram bravos como os leões, ruivos eram de mau caráter como as raposas.


MANDA PRA FOGUEIRA!


Durante a Inquisição, nos séculos 15, 16 e 17, as ruivas passaram um mau bocado. A cor, associada ao mal, levou a Igreja Católica a persegui-las e condená-las como bruxas. Muitas foram à fogueira. Também acreditava-se que a gordura dos ruivos era um ingrediente potente para fazer veneno - prática citada em peças como The Witch, de Thomas Middleton.


TEMPERAMENTAIS E TRAIDORES


Na Idade Média, o poema Ruodlieb, que tem autor desconhecido e surgiu por volta do ano 1000, dizia: "Não se deve confiar em nenhum ruivo, pois eles são pessoas más e donas de um péssimo temperamento". Foi uma época de forte discriminação: a partir de 1300, obras de arte começaram a retratar Judas Iscariotes como ruivo, e o diabo com cabelos vermelhos e pontudos.


ASSIM FICA DIFÍCIL


Na Índia, entre 1500 e 500 a.C., os homens eram estritamente proibidos de casar com mulheres ruivas. Não era a única restrição: também estavam vetadas moças com membros deformados, as que falavam muito, as que tinham "olhos inflamados" e as que possuíam nomes de constelações, rios, nações bárbaras, criaturas aladas ou qualquer outra coisa que suscitasse uma "imagem de terror".


COR DA CRIADAGEM


Depois que os romanos invadiram e conquistaram os citas, um antigo povo da Trácia, passaram a considerar os trácios como escravos. Como estes eram ruivos, o cabelo vermelho virou uma característica inferiorizada, coisa de gente preguiçosa. Atores romanos usavam peruca nesse tom para interpretá-los em peças e representar sua servidão.


A ORIGEM DO MAL


Lilith é uma deusa presente em várias crenças: para os sumérios e mesopotâmios, por exemplo, representava a fertilidade. Na mitologia judaico-cristã, porém, ela perde esse caráter divino, tornando-se um súcubo, espécie de demônio, e passa a ser retratada ruiva. Segundo a CABALA, Lilith é a serpente que ofereceu a Adão a maçã do pecado.


RAINHA REDENTORA


Até Shakespeare falou mal: na peça Como Gostais, o ruivo é apontado como a "cor da dissimulação" e do cabelo de Judas. Mas foi nessa época que, após séculos associado ao mal, o vermelho conseguiu finalmente melhorar sua imagem. No século 17, a ruivíssima rainha Elizabeth I assumiu o trono inglês e ganhou a simpatia do povo - seus longos cabelos avermelhados viraram moda.

O preconceito contra ruivos no Egito era tanto que eles eram complexados a ponto de ter vergonha de puxar conversa com os outros.

Além de Lilith e Judas, outras figuras bíblicas retratadas como ruivas foram Caim (que matou o irmão Abel) e Maria Madalena.

Alguns historiadores defendem que a ideia de retratar Judas ruivo, originalmente, era apenas para dar destaque a ele nas pinturas.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Voto consciente,decida o futuro da nação!

   Desde que as eleições são realizadas de forma democrática e secreta,muitas pessoas votam nulo devido ao fato de não terem encontrado um candidato que lhes agradassem.Mas isso está certo ou errado? 
   Eu vejo essa ação como uma via de mão dupla,pois por um lado muitas vezes a pessoa não encontrou um candidato que tivesse propostas que lhe agradasse,e a solução mais plausível seria votar nulo.Mas por outro lado,quando se vota nulo o voto é descartado e não contribuirá para o futuro do país,e dessa forma,corruptos poderão ser eleitos com maior facilidade,já que seriam esses votos que poderiam decidir se o bom ou o mal político entraria no poder.
   Com uma grande quantidade de votos descartados,políticos de má índole tem grandes chances de serem eleitos,colocando assim o país em mãos erradas,o que fará com que o Brasil não vá para frente e seja eternamente um país de terceiro mundo.
   A possível solução para se efetuar uma eleição mais benéfica à nação brasileira,seria o eleitor procurar se informar mais a fundo em relação aos candidatos.Pesquisar sobre seus respectivos passados políticos e avaliar suas propostas para o futuro já é um começo.Pois só assim o eleitor poderá escolher o candidato cujas ideias lhe agradam.E essa ação só depende de si mesmo,colabore com o futuro do Brasil votando de forma consciente!

Guilherme Mattos.

O que constitui o Universo?

O universo é algo incrível e misterioso, sabemos pouco sobre ele (ou eles, pois existe a teoria de multiversos).  Como surgiu e do que é feito são as maiores questões da Física, quântica ou não. 

O estudo do céu é muito antigo, vem de bem antes dos primeiros registros de escrita, inicialmente a astronomia começou na observação das fases da Lua, que indicavam períodos de rituais e até o período de colheita. Mais tarde, bem tarde, começaram os estudos para além da Lua, descobriram planetas, asteroides, estrelas, rotação dos astros, gravidade, galaxias, e atualmente, os estudos sobre a constituição do Universo. Os estudos atuais se dirigem sobre buracos negros, provável existência de outros versos e, sobre o que vou falar, a Matéria Negra.

A descoberta de novos astros ou de qualquer outra coisa fora do planeta Terra foi causada pela existência de luz, alguns astros liberam luz e outros refletem, mas será que existe algo que não reflete e não emite luz? Como sempre, existem cientistas que dizem que existe, e outros que não, como os que dizem que existe, explicam a existência?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_astronomia

A Matéria Negra não é visível, pois ou não interage com a luz, ou interage muito pouco, a detecção dessa matéria se dá por rastreamento de Raio-X e por atração gravitacional. O Universo é constituído de 23% de Matéria Negra, 73% de Energia Escura e 4% de Matéria Bariônica (tudo o que conseguimos ver no Universo).

Para explicar com exatidão o que é a Matéria Negra, gravidade, radiação e tudo o que envolve o tema são necessários anos de estudo, por isso os links abaixo explicam tudo.

Gravidade:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade
http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao232.htm

Matéria Escura:

http://www.infoescola.com/cosmologia/materia-escura/
http://hypescience.com/e-confirmada-a-existencia-da-energia-escura/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_escura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_escura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_bari%C3%B4nica
http://ciencia.hsw.uol.com.br/materia-negra.htm

APROFUNDEM O TEMA E DISCUTAMOS NOS COMENTÁRIOS, DEIXEM SUAS OPINIÕES!






segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Astrônomos brasileiros descobrem a mais velha estrela gêmea do Sol


       

              
                Uma equipe de astrônomos  anunciaram  terem encontrado uma estrela gêmea do sol mais velha encontrada até hoje  com a idade estimada  de 8,2 bilhoes de anos  e o sol tem aproximadamente 4,6 bilhoes,essa estrela foi nomeada como HIP 102152 . Estrelas gêmeas solares possuem massa composições quimicas e temperaturar parecidas com a do sol .Elas ajudam os pesquisadores a prever o que irá acontecer com a estrela nos próximos bilhões de anos , e modificações ocorridas nas estrelas gêmeas mais novas, como e HIP102152 tem se modificado ao longo do tempo.

Aqui estão algumas imagens do HIP 102152 


Confira o vídeo que os pesquisadores anunciam a descoberta e Clique Aqui





       



               Já havia sido encontradas outras gêmeas solares como o 18 Scorpii que foi encontrada em 1997 ,desde então os astrnomos do mundo passaram a procurar estrelas gêmeas para impor as características , semelhanças e diferenças .

Veja algumas imagens do 18 Scorpi 







               O estudo foi realizado com dados do Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul , que fica no Deserto do Atacama, no Chile. Em mais de 40 noites de observação, os pesquisadores estudaram a composição química e outras características da estrelas.

O Sol é uma estrela principalmente constituída por hidrogênio e hélio, os gases mais leves do universo. Mas além desses gases o Sol também é composto porl ítio, berílio, oxigénio, silício ,ferro , nitrogénio, enxofre, carbono, magnésio , néon.O sol tinha uma quantidade de lítio muito maior do que a atual (estima-se que a quantidade existente agora corresponda a cerca de 1% da original).

A descoberta da HIP 102152, que tem em sua composição com  menos lítio do que o Sol, , há uma relação entre a quantidade do elemento químico e a idade da estrela, quanto mais o astro envelhece o lítio diminuirá.








domingo, 17 de agosto de 2014

Forever Young

O transumanismo consiste em uma filosofia que acredita no poder da biotecnologia para melhorar as condições humanas, como a possibilidade de superar o envelhecimento. E é o que está acontecendo: na Idade Média, um camponês europeu vivia em média, 30 anos; atualmente, a média da expectativa de vida gira em torno dos 80 anos.

A música Forever Young, do grupo musical alemão Alphaville, reflete o desejo de grande parte da população mundial: ser jovem para sempre ("I want to be forever young").

Entretanto, sustentar a imensa população idosa (principalmente nos países desenvolvidos) sobrecarrega a população jovem que também está em declínio (daí, surgem as campanhas governamentais para influenciar o aumento da taxa de natalidade, e, consequentemente, o aumento da população mundial).

Além das questões sociais, há as desavenças éticas por trás do próprio transumanismo. A todo momento, testes para novos tratamentos contra doenças são realizados em animais (o que já é motivo de contestação), mas para dar um passo final, é preciso realizar experimentos com humanos (na maior parte dos casos, os voluntários humanos são pessoas com doenças incuráveis, sem expectativa de sobreviver por muito tempo). O maior problema surge aí: segundo o transumanista Aubrey De Grey, os testes devem ser realizados em idosos saudáveis.


É muito difícil dizer como cada pessoa reagiria a essa situação: arriscar sua vida saudável para, talvez, conseguir viver mais alguns anos. Retorna, então, a ética, e o medo de que haja voluntários por questões financeiras. Para ser mais clara, há idosos milionários que poderiam convencer alguma pessoa muito pobre a se arriscar a testar o tratamento em troca de deixar muito dinheiro para sua família, caso ele falhasse.

Fica a dúvida de se realmente seria bom viver muito tempo, seja para o próprio planeta (que já sente dificuldade em suportar sete bilhões de pessoas), ou ainda para nós mesmos. “De que nos adiantaria viver 140 anos, se nos últimos 20 não pudermos sair de uma cama? Ou se todos os dias desses últimos 20 anos tiverem a aparência de um domingo de tarde?


Leia a matéria da Revista Filosofia sobre o assunto aqui.
Para entender mais sobre o transumanismo e suas desavenças éticas, leia aqui.
Outra sugestão é o livro Diário da Guerra do Porco , uma obra de ficção do argentino Adolfo Bioy, que mostra uma guerra de extermínio aos idosos, considerados “lentos, inúteis e prejudiciais à sociedade”.

sábado, 16 de agosto de 2014

Harry Potter é a Ilíada de uma geração



    Para muita gente Harry Potter foi o primeiro livro. Para outros, a primeira experiência na literatura fantástica. Para todos os que viveram esse fenômeno, ele foi inesquecível. A saga do bruxo marcou a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, que por 10 anos viveram a expectativa de um novo livro, a esperança de um final feliz, a emoção da morte de personagens que extrapolaram as páginas e se tornaram tão importantes quanto se fossem reais.Dessa geração de leitores, que levam a história de J.K.Rowling a lição de que a imaginação não tem limites. 

    Harry Potter é uma série literária de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling que ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, vídeo games, entre outros itens. A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort . Na noite da sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lily e James Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, a sua maldição da Morte "Avada Kedavra" voltou-se contra ele. Voldemort só não morreu por causa de suas Horcruxes, porém com o corpo destruído, ele tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; enquanto isso, Harry foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Desde então, Harry tornou-se conhecido no mundo dos bruxos como "O Menino que Sobreviveu", por ter sido a única pessoa que sobreviveu a uma maldição da morte.O órfão Harry Potter é criado pelos seus tios, os Trouxas Valter Dursley e Petunia Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cada livro registra um ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar e controlar a magia. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.


   A revista Mente Aberta da Época traz uma matéria na qual entrevista o psicanalista e professor da PUC de São Paulo, Renato Mezan, sobre a influência de Harry Potter na vida e nos hábitos de todo uma geração.Veja matéria aqui.


   Mezan afirma que os temas discutidos por J. K. Rowling são universais. “Coragem, amizade, orgulho, ambição, ética e questões sociais sempre preocuparam a humanidade. O que há de especial em Harry Potter é que a autora trata desses assuntos focando o universo dos adolescentes, algo que os mobiliza, e tempera tudo isso com elementos mágicos.” Para o psicanalista, assim como a Ilíada e a Odisseia de Homero, datadas do século VIII a.C, ajudaram a educar a sociedade grega ao oferecer modelos de conduta, Harry Potter exerceu papel semelhante para uma geração. “Tudo indica que o livro vai perdurar por muitas outras gerações, porque sempre existirão jovens preocupados com os dilemas que a vida coloca.”

     Mezan também acredita que A Saga Harry Potter se tornará um clássico da literatura mundial, já sendo o 3° livro mais lindo no mundo, atrás apenas da A Bíblia Sagrada e o Livro Vermelho. Segundo o estudioso HP é um livro para a juventude, e sempre existirão adolescentes que enfrentarão os mesmos problemas do personagem. Como crescer? Como ser feliz dentro das circunstâncias? Como conquistar amigos e lidar com os adversários variados? Como resolver os problemas que a vida vai colocando? Essas são dúvidas que todos sempre enfrentarão. Outro ponto que eu considero importante destacar, no caso específico de Harry Potter, é que a magia é como a ciência no nosso mundo. Ela tem de ser aprendida com grande esforço. O fato de você ser um bruxo de nascença e ter esse talento, essa capacidade, esse dom, não garante que você será um bom bruxo, veja as inúmeras vezes em que os feitiços dão errado. Então, o conhecimento tem um valor muito grande e deve ser adquirido arduamente e demonstrado. Essa é uma mensagem peculiar da história. Se você quer ter sucesso, tem de se esforçar e o esforço compensa.




Apesar dos inúmeros benéficos que diversos estudiosos afirmam que a leitura da saga traz, a série tem sido frequentemente desafiada na Justiça por alegações de conteúdo impróprio. Nos Estados Unidos, a série está no sétimo lugar na lista de livros mais desafiados em bibliotecas americanas entre 1990 e 2000, apesar de só ter sido publicada nesse país em 1997. Não é claro, porém, quantas vezes as bibliotecas realmente restrigem o acesso aos livro, e houve muitos fracassos em fazê-lo. Laura Mallory, mãe de três crianças no estado americano da Geórgia, ganhou fama em 2006 por tentar constatemente banir os livros de Harry Potter da biblioteca da escola de seus filhos. Mallory afirma que os livros trazem "Temas do mal, bruxaria, atividade demoníaca, sacrifício de sangue maligno, feitiços e ensinam as crianças tudo isso". Ela admitiu que não leu a série de livros em parte por que "Eles são muito longos e eu tenho quatro filhos. Eu coloquei muito trabalho no que estudei e li. Acho que seria hipócrita de minha parte ler todos os livros, honestamente". Ela foi ao Conselho de Educação do Condado de Gwinnett com suas preocupações, mas seu pedido foi negado. A procuradora do Conselho de Educação, Victoria Sweeny, disse que se todas as escolas removessem todos os livros que contém referências a bruxas, elas teriam de banir "Macbeth" e "Cinderela". Mallory foi nomeada pelo jornal Washington Post a "Idiota do Ano de 2006". Depois, ela perdeu uma apelação com o Conselho de Educação do Estado da Geórgia. A Igreja também crítica muito a saga, alegando que ela mostra aos jovens um mundo de "ignorância" e de "bruxaria", condenado pela Igreja.Vejo essa acusação nada relevante.


    Vejo que Harry Potter mudou, muda e continuará mudando a vida das pessoas. Digo isso, pois para mim Harry Potter não é só um livro. É um mundo, um universo criado com todos os detalhes e curiosidades possíveis. Além disso a história trouxe tantos benefícios a literatura juvenil que não há como não ser fã desse fenômeno.Eu passei a enxergar os livros de maneira divertida. Antes ler era sinônimo de stress e perda de tempo, mas com Harry Potter ler se tornou algo tão prazeroso quanto jogar videogame ou entrar no Facebook. Alem do mais Harry Potter me inspirá a escrever minhas peças, pois vi nos livros algo divertido e vi que poderia escrever algo que entretesse as pessoas e quando vi amigos meus rindo e comentando a leitura de HP percebi que poderia seguir por esse caminho, então afirmo que HP abriu as portas da minha escrita permitindo enxergar esse tipo de história e situação que antes não existia.




Veja todos os trailers e as cenas mais marcantes da saga aqui.

Teste seu conhecimento sobre a série que inspirou toda uma geração aqui.

Veja um artigo acadêmico que possui como tema: A influência da leitura de Harry Potter no desempenho escolar linguístico dos alunos do IFC-CC. Realizado pelos alunos,Brayann Cardozo Schramm, Gleydson Fabrinys Garcia Gervásio, Luan Rodrigues da Costa. (Artigo)

Para descontrair assista a uma vídeo da "Sessão da Tarde" de Harry Potter e a Pedra Filosofal, no qual esse bruxinho radical irá se envolver nas magias mais sinistras para mostrar sua coragem e proteger a Pedra Filosofal das garras de Valdemar, um sujeito casca grossa.(Eric Paulo)