sábado, 27 de agosto de 2016

A perseguição a trabalhadores organizados em sindicatos.

       Os trabalhadores foram a principal parcela da população que sofreu durante o governo ditatorial com perseguições e a implantação de uma série de medidas que levaram a redução salarial e a piora das condições de trabalho. O sindicato foi um órgão que lutou pelos direitos desses trabalhadores, atuando na defesa dos interesses econômicos, profissionais e políticos dos seus associados. Porém, como ocorre atualmente, muitos desses trabalhadores têm medo de se filiarem em sindicatos e depois sofrerem algum tipo de perseguição. 
       A produção capitalista tem como objetivo principal a obtenção de lucro através da exploração da classe trabalhadora, logo, para um dono de indústria acumular capital ele busca reduzir os salários dos operários e aumentar a jornada de trabalho. Assim nasce a insatisfação dos trabalhadores que em busca de reivindicar seus direitos trabalhistas se filiam a sindicatos, promovendo greves e manifestações. Para os empregadores esses operários se tornam uma ameaça aos lucros, sendo perseguidos e reprimidos como forma de evitar manifestações e prejuízos na indústria.
       Essa visão desumana do empregador traz serias consequências na vida do operário, como distúrbios psicológicos, incapacidade de perceber sua importância na sociedade e principalmente o medo de expressar seu pensamento e ser reprimido ou simplesmente não ser aceito no mercado de trabalho. Ainda hoje, existem situações semelhantes, principalmente em pequenas cidades em que há pouca fiscalização. 
       Segundo grupos sindicalistas, algumas empresas atuais utilizam códigos internos para indicarem o perfil do funcionário em relação à sua atividade política, podendo ser classificado como ativista, grevista, agitador  e, até mesmo, terrorista. A partir dessa identificação, mesmo sem comprovação, o operário trabalha por mais um tempo, mas logo é demitido, sendo que sua ficha é distribuída entre as empresas de grande porte a fim dificultar sua inserção em um novo emprego. 
        Como se pode perceber a ditadura reprimir fortemente o movimento operário, mas as greves de proporções históricas contribuíram significativamente para o crescimento das forças de oposição ao regime e para a mudança do cenário político nacional. Infelizmente a perseguição ainda persiste em alguns lugares, necessitando urgentemente de intervenção .Para isso, seria necessária a ação do governo em aumentar a fiscalização sobre empresas que emprega grandes números de operários, a fim de fazer valer os direitos estabelecidos pela constituição, devendo ficar claro que é direito de todo trabalhador se filiar em seu sindicato quando quiser. 

Protesto contra a intervenção da Ditadura Militar nos sindicatos.







2 comentários:

  1. Muitos trabalhadores lutaram e se organizaram em sindicatos para mudarem as péssimas condições de trabalhos a que eram submetidos e conseguirem direitos trabalhistas, porém mesmo depois de tanto empenho ainda há pessoas que trabalham em situações sub-humanas e ainda correm o risco de perderem conquistas que foram tão difíceis de serem alcançadas, como no caso do retrocesso devido as propostas de reforma trabalhistas do governo Temer. Assim, os funcionários devem continuar se organizando e buscando a garantia dos seus direitos. O seu texto ficou muito bom, pois abordou o assunto de forma clara, objetiva, com uma linguagem adequada e com estruturada adequada.

    ResponderExcluir
  2. O mundo está se tornando cada vez mais capitalista e o único objetivo é o crescimento econômico, com isso muitos empresários tentam restringir os direitos dos trabalhadores e na mesma proporção aumentarem suas carga horárias de trabalho, sem se quer ligar para o ser humano que está sendo explorado, ou até mesmo escravizado, já que no mundo atual ainda podemos perceber casos de trabalho escravo até mesmo por parte de empresas muito famosas, com isso acredito que os trabalhadores devem lutar pelos seus direitos através dos sindicatos que já foram e ainda são muito importantes. Parabéns, seu texto ficou bom e é um tema bem interessante a ser abordado.
    Nathan

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!