Os Jogos Olímpicos de 2016 serão um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, que ocorrerá no Rio de Janeiro. O governo brasileiro está investindo bilhões com as transformações para os jogos, o que gera grande repercussão.
O evento possui um custo muito elevado, estima-se que serão gastos R$ 25 bilhões, as carências na infraestrutura do Rio em áreas como transporte e habitação, a falta de políticas públicas para o esporte e o temor de que os investimentos não se revertam em benefícios mais duradouros para a população o que já é considerado um grande problema.
Segundo o economista Gustavo Zimmermann, a segurança durante os Jogos Olímpicos não será mantida depois do término do evento. “Não vai proteger o cidadão no dia-a-dia”, diz.
O principal problema é a falta de recursos. Os governos deveriam aproveitar o momento para criar uma política de esporte de longo prazo. É preciso fazer escolinhas, criar uma mentalidade olímpica, criar um marco regulatório para o esporte. Temos uma tremenda concentração de atletas, que são preparados normalmente por organizações privadas. ‘’ Mas falta uma política pública para preparar atletas das outras unidades da Federação. Se for para fazer a Olimpíada e ter todas essas iniciativas, seria absolutamente saudável. Mas não vi e não vejo nenhuma declaração de dirigentes no sentido de alterar as políticas públicas’’, diz Zimmermann.
Especialistas afirmam que a Olimpíada é oportunidade perdida, sendo-o considerada uma inversão de propriedades, o Brasil tem outras prioridades e carências sociais para serem resolvidas, como educação, saúde, esporte para todos, habitação.
O Brasil deveria aprender com os erros cometidos nos Jogos Pan- Americanos.Chegou o momento de a gente olhar os erros do Pan e garantir que não se repitam. O Rio precisa de resgate social. No Pan, nenhuma obra de infra-estrutura foi feita. O grande legado foi o superfaturamento de obras.
Parabéns Camila, seu texto ficou bom! Você usou um tema polêmico, e assim conseguiu atrair o leitor para o texto!
ResponderExcluirOtávio
Camila, parabéns! Seu texto ficou muito bom! O tema é muito envolvente e faz com que o leitor tenha mais interesse em sua leitura. O governo gasta milhões e milhões na infraestrutura para os Jogos Olímpicos e esquece que o Brasil também precisa de investimentos, principalmente na saúde e na educação. A realidade é que os governantes brasileiros querem "fazer bonito" para os estrangeiros, mas deviam fazer isso para nós, que ajudamos a construir esse país. Como aconteceu na última copa do mundo, em 2014, tanto gasto, tanta ostentação só aumentou mais a crise econômica em que se encontra o Brasil. Tudo bem que esporte também é cultura, mas o Brasil tem outras prioridades para investimentos, principalmente na área social, até mesmo no esporte, porém no esporte interno, com uma política pública valorizando nossos atletas e dando condições para que eles se sobressaem em várias modalidades esportivas.
ResponderExcluirÓtimo texto, Camila! Seu texto foi muito bem construído, além de ter uma ótima estrutura, possui uma linguagem formal porém de fácil leitura. O Brasil está passando por uma crise muito grande, e não podemos ficar gastando o dinheiro com coisas que não provém benefícios à população, portanto, antes de construirmos imensos ginásios para as Olimpíadas, o governo poderia priorizar seus gastos com educação e saúde.
ResponderExcluirO Brasil é o tipo de país que gasta os investimentos disponíveis em obras passageiras, ao invés de aplicarem esse investimento em áreas mais importantes. Quer um exemplo? Todo o dinheiro investido da Copa do Mundo de 2014 que ocorreu no Brasil. Realmente não havia necessidade de fazer o que foi feito deixando de lado a saúde e educação de qualidade( fundamentais em um país). A mesma situação ocorre com as Olimpíadas em 2016, em que é investido dinheiro que está em falta no país, em obras que não serão benéficas para a população posteriormente. Sobre seu texto, com ótimo tema escolhido, pude perceber que não fugiu do tema proposto, bem desenvolvido e seguindo a norma padrão, só me resta parabenizá-la.
ResponderExcluirTexto seu está muito bom, Camila! Como dito seguiu toda estrutura de uma dissertação. Em relação ao tema percebemos que o Brasil é um país que investe bilhões em estádios para esportes e esquece das medidas que abrigam a população, como saúde, educação, lazer e etc. As Olimpíadas é o cúmulo da hipocrisia, é hilário imaginar que uma nação onde o esporte é sucateado seja sede de uma edição dos Jogos Olímpicos. É muito provável que não haja tempo suficiente para tornar o país uma excelência em esportes, mas, se a Olimpíada for realizada no país, é certo que o governo irá investir maciçamente para maquiar o descaso. Será triste assistir pela televisão esportes que nunca puderam ser praticados por muitos brasileiros. Porém, este pode ser o primeiro passo de uma caminhada rumo à otimização esportiva que o país necessita.
ResponderExcluirÓtimo texto, Camila! Com um bom tema, você conseguiu desenvolver uma boa tese e também bons argumentos. Aprofundando-me mais sobre o tema, eu concordo com tudo que foi dito, pois o governo faz muito para mostrar para fora, mas tratar dos problema internos do seu pais, eles não tratam. Acho uma vergonha o que esta sendo feito, pois se os países do exterior olhassem para o que está por trás das cortinas, o governo começaria a se importar, e, consequentemente arrumaria a casa.
ResponderExcluirSeu texto ficou ótimo Camila,escolheu um ótimo assunto alem de desenvolver a estrutura corretamente. É uma imensa falta de respeito com a população todo esse investimento mal distribuído, ainda mais em meio a uma crise como essa que enfrentamos,todo esse dinheiro poderia ser investido em saúde e educação que apresentam uma estrutura tao precária.
ResponderExcluirParabéns!
Jullia
Muito boa a escolha do tema, mostrando que, como um país com sérios problemas na educação, saúde e transporte teria condições para realizar uma olímpiada?O texto foi bem construido com ótimos argumentos e fatos, não fugindo do tema e apresentando a opinião de um especialista no assunto.
ResponderExcluirCamila seu texto ficou ótimo, pois você soube apresentar todas as características de um texto dissertativo e escolheu um tema que nenhum brasileiro gosta, por quê um país que necessita de melhoras na área da saúde , educação, se preocupa mais com as Olímpiadas.
ResponderExcluirMATHEUS
Parabéns, Camila! Só tenho a parabenizá-la pela excelente redação. O tema escolhido, é com certeza um assunto para se debater. Percebemos desde a Copa do Mundo de 2014, que o Brasil fez e faz investimentos absurdos em estádios de futebol e afins, enquanto corta gastos na saúde e educação, quando os investimentos dos estádios foram em vão, sendo que não vamos ter esse dinheiro de volta, pelo fato de grande parte dos estádios não terem tido jogos depois da Copa, porque a bilheteria não paga nem o custo de funcionamento deles e falta infraestrutura na área da saúde e educação, consequentemente falta também dinheiro pra investir nessas áreas. A estrutura foi muito bem elaborada, com ótimos argumentos e seguindo a forma da dissertação.
ResponderExcluir