Bonum Littera
▼
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Impressora 3D promete revolucionar a medicina
O Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest, da Carolina do Norte, desenvolveu uma pesquisa que consiste em um avanço e tanto para a medicina regenerativa: no futuro, será possível e comum ver impressoras 3D que possam imprimir órgãos e tecidos humanos; os cientistas do instituto já testaram as estruturas de tecidos vivos fabricados pela nova e revolucionária impressora 3D em animais.
Para imprimir os tecidos, os pesquisadores utilizaram células vivas como "tinta", que se transformaram em tecidos e foram implantadas nos animais. O processo, chamado Sistema Integrado de Impressão de Tecido e Órgão foi desenvolvido pela equipe de cientistas durante os últimos dez anos e usa materiais biodegradáveis para criar a "forma" do tecido e géis à base d'água que sustentam as células.
Os cientistas já obtiveram sucesso em imprimir os tecidos cartilaginosos, ósseos e musculares que, após a implantação em animais, amadureceram até o ponto de se tornarem tecido funcional. "Essa nova impressora de tecidos e órgãos é um avanço importante em nosso objetivo de fabricar tecido de reposição para pacientes" disse Anthony Atala, um dos idealizadores do revolucionário projeto.
A impressora 3D será parte de uma revolução na medicina de todo o mundo, e é, com toda certeza, uma tecnologia que representa um enorme avanço em diversas áreas. A começar pela redução das filas de transplante que são muitas vezes lentas e ineficientes (como no caso do Brasil).
Abrangendo também maiores casos, podemos citar também a construção de mãos, orelhas, narizes e etc, que as pessoas podem ter perdido em um acidente, por exemplo. Esta técnica já está sendo feita nos dias atuais e vem obtendo grande sucesso.
Apesar de ser provável que a impressora possua um alto custo inicial e, por isso, não seja acessível à todos inicialmente, acredito que, por unanimidade, a impressora 3D é considerado algo extremamente benéfico para a medicina mundial. Ela transformará a vida de muitas pessoas que têm sua vida ameaçada ou até mesmo se incomodam por alguma imperfeição ou algo do gênero. Então, resta celebrar esta grande invenção do ser humano e torcer por mais avanços no futuro.
André, seu texto ficou ótimo! Você escolheu um tema muito interessante e que chama à atenção do leitor! A criação da impressora 3D é realmente um grande avanço para a sociedade! Parabéns
ResponderExcluirOtávio
André, seu texto ficou muito bom! Com todas as características que uma dissertação deve possuir, você soube produzir um bom texto e que chama a atenção do leitor pelo tema. É uma excelente descoberta e um avanço muito grande para a medicina mundial e para a sociedade. Esta invenção seria uma ótima aquisição para o Brasil, pois assim diminuiria as filas de transplante nos hospitais, como você mesmo disse. Nem todos vão poder ter acesso à essa grande tecnologia, devido ao seu alto preço de custo, porém quem tiver, será muito beneficiado. Espero que seja em um futuro próximo que essa impressora comece a circular pelo mundo, pois muitas pessoas voltarão a ter uma vida normal e saudável. Parabéns!
ResponderExcluirÉ muito bom perceber que em meio a um mundo de caos, conflitos, corrupção, doenças e mortes, parte da sociedade se interessa por desenvolver positivamente. É incrível o fato de a medicina avançar a ponto de imprimir órgãos e tecidos humanos, como você mesmo disse. Apesar do custo alto, a ideia é renovadora e pode acelerar o processo de espera na fila de doações de órgãos ou até mesmo pessoas que perderam membros do corpo por algum motivo. Em relação a estrutura do seu texto, parabéns pela escolha do tema, você seguiu a estrutura de uma dissertação, desenvolvendo muito bem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, fazendo o uso de argumentos claros e objetivos, além de seguir a norma padrão. Mais uma vez, parabéns!
ResponderExcluirParabéns André, seu texto ficou muito bom! Possui estrutura e linguagem adequada para uma ótima dissertação! É gratificante ver esses avanços tecnológicos na medicina, pois procedimentos que antes eram considerados arriscados, com avanços tecnológicos, como a impressora 3D, serão métodos seguros de mudar, ou até mesmo salvar a vida de uma pessoa e/ou animal.
ResponderExcluirSua redação está ótima, André! Possui todo estrutura de uma redação. A tecnologia hoje em dia está se tornando surpreendente ainda mais quando relacionada com a medicina. É impressionamento como uma impressora pode ser capaz de salvar vidas, criar órgãos, se essa novidade tivesse vindo anteriormente quantas vidas seriam capazes de salvar, embora muitos dos usos médicos das impressoras são experimentais, testes recentes em animais e humanos têm mostrado resultados muito positivos.
ResponderExcluirParabéns André, seu texto ficou ótimo você soube apresentar todas as características de um texto dissertativo, fora que o tema que você escolheu é impressionante já estou até imaginando como iria ser no futuro com uma impressora 3D tudo seria mais rápido e prático, o povo sem enfrentar filas para só realizar um Raio X ou uma cirurgia, ficou muito bom seu texto Parabéns!!
ResponderExcluirMATHEUS
André, você está de parabéns! Um tema muito bem selecionado e uma estrutura muito bem feita, com um desenvolvimento e apresentação do tema perfeito, aproveitando todos os pontos possíveis. O tema mostra que ainda existe esperança na sociedade, pois ela não está somente regredindo, como é aparente, ela também progride, para o seu próprio bem, o que parece impressionante para o mundo caótico em que vivemos.
ResponderExcluirAndré, seu texto ficou ótimo apresentando a estrutura correta alem de um assunto interessante. Fico extremamente feliz ao saber que hoje em dia cada vez mais surgem descobertas para facilitar e promover uma vida melhor .
ResponderExcluirJullia
Muito boa a escolha do tema, um fato como esse mostra a evolução da tecnologia e que, mesmo no mundo atual com alto índice de violência, corrupção e desigualdades, existem pessoas que gastam o tempo para construir algo tão revolucionário quanto esse será para a medicina.Com relação ao texto, foi bem elaborado explorando todo tipo de informação sobre o tema abordado.
ResponderExcluirMeu parabéns André, seu texto ficou realente muito bom, além de ter escolhido um ótimo tema não apresentou erros ortográficos, sobre o tema acho que foi muito bem escolhido e que isso é uma inovação da tecnologia que merece muito destaque apesar de que não será acessível a todos, ate porque hoje muitos hospitais não apresentam condições nem de acomodar seus pacientes em local descente, porém para quem tem condições de ter vai ajudar muito no tratamento de várias lesões, doenças, etc...
ResponderExcluirIgor Martins
Parabéns, André! O que mais me chamou atenção em sua redação foi o tema, pelo simples fato de que eu não tinha o conhecimento dessa noticia, o que foi muito produtivo para mim. Acho muito interessante essas novas invenções, ainda mais quando estão voltadas para o bem da sociedade e essa é realmente uma revolução no mundo cientifico. Seu texto foi bem estruturado, convencendo-me com seus argumentos sobre o apoio ao assunto.
ResponderExcluir