Bonum Littera

domingo, 14 de junho de 2015

Lixo no Brasil

                  A população brasileira cresce em ritmo acelerado e com ela a produção de lixo. Esses resíduos, muitas vezes, terminam em locais inadequados devido à superlotação dos lixões e falta de espaço para a “criação” de novos decorrente do aumento das cidades.
              O acumulo de lixo pode ser perfeitamente associado a problemas sociais, já que vem acompanhando o crescimento populacional e o consumo excessivo, que pode ser apontado como uma das principais causas para os problemas com o lixo. Dados indicam que nos últimos anos a população do Brasil aumentou 9,95%, ao passo que a produção de lixo no mesmo período cresceu mais que o dobro desse valor, cerca de 21%, além disso milhões de brasileiros aumentaram seu poder de compra na ultima década, e quem consume mais gera mais lixo.
                 Ainda tem o fato de que uma boa parcela da população menos favorecida principalmente nos grandes centros é obrigada a conviver com o lixo e com os problemas trazidos por ele. A falta de coleta diária em algumas áreas gera, obviamente, acumulo de lixo e isso, além de ser desagradável visual e olfativamente pode trazer inclusive algumas complicações de saúde.
                 Uma possível saída para a amenização dos problemas que o lixo traz é a conscientização da população de modo geral. Não dá para consumir descontroladamente sem pensar nas consequências em um momento que grande parte do mundo está voltada para problemas ambientais e sociais. Além disso, nossos governantes podem incentivar e ampliar centros de reciclagem, fiscalizar os locais de descarte do lixo e dar ênfase aos problemas de saneamento vivenciado por boa parte da população brasileira. 

                                                                                                                  Gabriela Dias Fernandes



Referências bibliográficas:


9 comentários:

  1. Suas propostas de intervenção são muito boas. Além de investir em sistemas mais eficientes quanto a esse assunto, os governos devem investir em programas de educação ambiental, por exemplo, que auxiliem a conscientizar a população.
    Uma boa solução seria também a construção de aterro sanitário em conjunto, ou seja, um aterro para dois municípios conurbados , por exemplo. Além de trazer benefícios econômicos para ambos os municípios, a fiscalização destes tende a ser mais eficiente e o problema do descarte de lixo em locais indevidos com tratamento ruim, tende a se extinguir.

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou muito bom, trata de um assunto que deve ser discutido na sociedade para que possa haver uma alerta em relação ao consumismo elevado, acarretando na elevada produção de lixo, que vem só crescendo nos últimos tempos, como indicam dados do texto. Em relação à estrutura, pode-se dizer que a introdução apresentou claramente o tema a ser discutido, foram incluídas informações que enriqueceram o desenvolvimento. Além disso, foram apresentadas também propostas de intervenção na conclusão, dando um valor maior à sua estrutura.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A escolha do tema foi ótimo. O Brasil é um país que está crescendo muito e as medidas de saúde deveriam acompanhar esse crescimento, mas o que acontece é que foi citado no texto, muitas pessoas e muito lixo. A proposta de diminuir o consumo é muito boa, mas somente ela não resolveria o problema, penso que nossos representantes deveriam pensar em maneiras ecológicas de eliminar esse lixo, por exemplo a ampliação desses centros de reciclagens citados.

    ResponderExcluir
  5. O problema em relação ao lixo não é de agora, apesar de este ter crescido absurdamente de um tempo para cá devido ao alto grau de tecnologia que estamos submetidos e as inovações as quais somos apresentados diariamente através de propagandas principalmente. Concordo que nossa população deva passar por uma reeducação ambiental ,pois o que não falta é vermos pessoas comprando utensílios que muitas vezes nem usam e deixam guardados no armário ate que ela se perca e seja jogada fora. Ou seja, devemos ter uma sociedade que baseie seu consumo em relação ao que precisa e não ao que quer só para mostrar aos amigos como uma maneira de demonstrar superioridade. Seu texto ficou muito bom apresentando estatísticas que acabam por dar mais credibilidade ao texto.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto. O tema escolhido é interessante, a introdução do tema foi rápida, mas astuta, sua argumentação está boa e sua conclusão também, com direito à uma proposta de intervenção! Não tenho mais o que falar sobre ele, afinal, texto bom é texto bom, ponto.

    ResponderExcluir
  7. Ótima escolha de tema, devemos nos policiar em relação ao lixo, e também devemos contar com o apoio do governo para que o excesso seja tratado. Seu texto esta coerente, escrito de forma clara e objetiva, e cumpriu a proposta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gabi, seu texto ficou ótimo! Abordou muito bem o tema, obteve bom domínio de linguagem e usou informações simples mas que complementaram muito o seu texto, como: a citação de porcentagem. E, apesar de ser um assunto muito tratado atualmente, você conseguiu deixar o seu texto autêntico, nada repetitivo. Sua linguagem simples me permitiu uma leitura calma e muito proveitosa. Parabéns fofuxa!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto Gabi! Foi muito bem redigido e possui uma boa construção textual, além de abordar um tema importantíssimo que, independente de condição social, é um problema de todos brasileiros. Esse excesso de lixo é um fator do consumismo exagerado e não pensado; cada vez mais achamos normal o descarte de algo e a compra de outro. É importante que tenhamos consciência e saibamos reciclar, reutilizar e reduzir.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!