Bonum Littera

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Onde há fumaça, há FUMANTE

A velha história de começar a fumar para entrar em um grupo ou parecer bacana, ainda é comum. Muitos jovens atualmente contam que já fumam dois maços de cigarros por dia. Depois da “overdose de nicotina”, muitos nunca mais conseguirão se livrar do hábito.
O cigarro é o maior inimigo do pulmão, pode causar cerca de 50 doenças diferentes em seu consumidor, especialmente problemas ligados ao coração, à circulação, cânceres e vários tipos e doenças respiratórias.
         A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição, em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores, (nicotina, monóxido de carbono (CO) e o alcatrão) a união dessas substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligadas ao fumo, sendo a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros.
         Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco.
O índice de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos, anunciou o Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira (28) em Brasília, hoje 10,8% da população brasileira é de fumantes. Esses dados se mostraram animadores e a meta do governo é baixar ainda mais esses índices para 9,1% até o ano de 2020.
No Brasil, os fabricantes de cigarro são obrigados a colocar advertências sobre os males do tabagismo nas embalagens. Fica claro que essas advertências por uso de imagens assustam quem as veem pela primeira vez. Essa intenção está sendo muito eficaz já que demonstra o que o cigarro pode fazer com uma pessoa obrigando o fumante a toda vez que for pegar um cigarro refletir sobre o que ele está consumindo.
A proibição de propagandas relacionadas ao cigarro também exerce uma grande influência para os índices que se têm hoje, com as propagandas muitas crianças passavam a ser influenciadas e os riscos de se tornarem fumantes aumentava.
         Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como: grande motivação individual, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível. Porém o ideal é educar em desde pequenas as crianças para que nunca consumam o cigarro e assim evitar o vício. Devemos estar abertos sempre com eles, já que são, curiosos e inocentes. Atitudes como evitar o consumo de cigarros perto deles pode influenciar muito para que levam a sério esse assunto.




                                                         Fontes: clique aquiaquiaqui e aqui


14 comentários:

  1. O cigarro é um dos males enfrentados pela sociedade, por conter susbstâncias que causam o vicio e que são nocivas a saúde em sua composição, e leva milhares de pessoas a terem doenças relacionadas ao seu uso como o câncer que mata muitas de pessoas, mas mesmo assim não conseguem parar com o uso, causando a abstinência. Uma droga que enfraquece a população inclusive os jovens que procuram se misturar em meio a sociedade deveria ser proibida. Daniel, seu texto esta bom, o tema foi bem escolhido e a estrutura condiz com a proposta.
    Nathan_1° ano

    ResponderExcluir
  2. O cigarro sempre foi um grande problema mundial. Alem de ser totalmente prejudicial ao fumante também faz mal às pessoas ao seu redor "Os fumantes passivos têm um risco alto de desenvolver câncer de pulmão, infarto do miocárdio e até ter alterações na gestação, entre outros problemas de saúde", diz o pneumologista Ubiratan de Paula Santos. Há mais ou menos 20 anos o uso do cigarro se tornou mais frequente, ele se popularizou através das propagandas, que na época eram permitidas, e logo se tornou uma moda, a maioria das pessoas adquiriram o hábito nem que fosse apenas para chamar atenção das pessoas. Hoje em dia com a conscientização feita por campanhas,medidas adotadas pelo governo e pela mudança na mentalidade das pessoas o seu uso diminui cada vez mais, porém ainda é um grande problema para saúde de muitos brasileiros. O seu texto esta bom, possui imagens que facilitam a compreensão, e se baseia em dados estatísticos.
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. O cigarro é um dos males nocivos para a saúde do ser humano, ele gera muitas doenças perigosas e de consequências desastrosas para o nosso corpo. É muito importante que o governo incentive as pessoas a pararem de fumar através das imagens nos maços de cigarro e das propagandas que foram proibidas, assim não influência as pessoas a consumirem. Infelizmente muitos adolescentes entram nesse caminho maléfico, para se enturmarem em grupos sociais, e muitos são influenciados pelos amigos, por isso acabam experimentando, e assim acabam se viciando. Em relação ao seu texto ficou muito bom, você utilizou uma linguagem simples e conseguiu explicar bem o tema, que é muito importante de ser abordado.

    ResponderExcluir
  4. O cigarro causa muitos danos à saúde física e psicológica dos seus usuários, mas felizmente, com o passar dos anos, fumar não está sendo considerada uma prática “bonita” como era há alguns anos e devido a isso o número de fumantes no nosso país vem diminuindo. Esse resultado está relacionado com a maior preocupação das pessoas com a saúde atualmente, com as campanhas e projetos realizados mostrando os danos que o cigarro pode causar e também devido a proibição de propagandas que estimulem o seu consumo. O texto ficou bom, o tema escolhido foi bem estruturado e é um assunto muito importante.

    ResponderExcluir
  5. O vicio em cigarros acarreta muitas consequências, problemas de saúde, a pessoa não consegue se exercitar por muito tempo, tendo em vista que os pulmões estão fracos, o vicio em cigarros pode levar a pessoa a fumar outras coisas, principalmente drogas. A campanha que o Brasil aderiu é bem válida, pois como foi dito realmente diminuiu a quantidade de fumantes, outro fato importante é que veículos de mídia em massa como as emissoras de televisão param de usar em suas series, novelas e programas de entretenimento pessoas que fumam, mas mesmo assim quando usam mostram a pessoa debilitada, colocando a realidade de um fumante em vista para a sociedade. Seu texto ficou muito bom, e o tema foi bem escolhido, pois é algo presente na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O cigarro e um grande problema para a saúde humana, o seu uso pode trazer varias consequências especialmente problemas respiratórios e câncer, felizmente as pessoas estão perdendo o interesse pelo cigarro, a proibição de propagandas e as imagem de advertências nas embalagem esta relacionado com a diminuição de fumantes, mas infelizmente muitos jovens ainda fuma, por achar bonito tal pratica, e uma vez que experimentou não consegue mais se livrar pois o cigarro contem substâncias que causam o vicio. Sobre o texto ficou está bem estruturado.

    ResponderExcluir
  8. O cigarro realmente traz muitos malefícios a saúde, e mesmo com imagens no verso da caixinha, as pessoas que fumam não estão nem aí. Os dados contidos em seu texto mostra que o número de fumantes no Brasil não é pequeno. Seu texto ficou bem estruturado.

    ResponderExcluir
  9. O cigarro é uma droga lícita no Brasil, e por causa dele há milhões de pessoas morrendo aos poucos em todo o país. Ele é o produto de consumo mais vendido no mundo, e trás um retorno econômico muito promissor para os que o comercializam. Muitas vezes, é mais perigoso e mortal que as drogas ilícitas, porque o cigarro é formado por centenas de milhares de substâncias tóxicas, além de pesticidas, inseticidas e substâncias cancerígenas. Com relação ao texto, ficou interessante e bem elaborado, além do uso de imagens e dados estatísticos facilitarem a compreensão do leitor.

    Júlia Fernandes Sousa

    ResponderExcluir
  10. O cigarro é uma droga que no Brasil não é proibida, provavelmente esse é o porquê de pessoas usarem com tanta naturalidade assim como se diz "bom dia". Como todos sabem, cigarro é um produto super consumido no mundo e de rápido acesso, já que não é tão caro e qualquer um pode comprar. O cigarro provavelmente deve ser mais prejudicial à saúde do que algumas drogas ilicitas como a maconha, por exemplo, já que nele está contido várias substâncias toxicas. Seu texto ficou interessante e trata de um assunto que a primeira vista não parece nada de mais, já que é uma coisa que está entranhada na nossa sociedade. O uso de imagens e dados foi usado de maneira interessante, já que permite ao leitor observar melhor e entender a gravidade da situação.

    ResponderExcluir
  11. O seu texto ficou ótimo, o assunto tratado é de muita importância, visto que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde, causador de muitas doenças, devido as substâncias prejudiciais presentes nele, as principais doenças são os problemas respiratórios e o câncer (de pulmão, laringe, boca e outros). É muito bom saber que o índice de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos. Parar de fumar traz benefícios imediatos (Entre 12 e 24 horas os pulmões já funcionam melhor) e a longo prazo (Em um ano o risco de morte por infarto cai 50%). Portanto, fumantes devem se conscientizar sobre o que o cigarro causa, e assim abandonar esse vício.
    http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/parar-de-fumar-veja-beneficios-imediatos-e-a-longo-prazo.htm

    ResponderExcluir
  12. O cigarro apesar de considerado uma droga, é utilizado com muita frequência e naturalidade entre os consumidores, infelizmente. O cigarro traz diversos danos a saúde do consumidor, como complicações durante a gravidez, aneurismas arteriais, úlcera no aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular. Pesquisas dizem que muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: "o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarte, angina,AVC), cancro e doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).". Sendo assim, devia ser proibido o comércio do cigarro, evitando assim, muitas doenças causadas pelo mesmo. Seu texto ficou muito bom, referindo-me à estrutura e o tema abordado é bem interessante e de extrema importância para a conscientização dos consumidores e para quem sabe assim, abrir os olhos do próprio governo para que possam proibir a venda do cigarro.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo com tantas campanhas que tentam alerta os riscos que o cigarro traz, não somente para quem fuma mas também para quem convive com fumantes, ainda existe um grande número de fumantes, mesmo que tenha tido uma queda de 30,7%. Muitos começam a fumar jovens, por influencia de "amigos", achando que apenas uma vez não fará nenhum mal e quando veem estão fumando grandes quantidades em um dia. O tema abordado é interessante e seu textoficou muito bom.

    ResponderExcluir
  14. O seu texto ficou bom e o assunto é muito importante pois o cigarro com certeza trás vários problemas a quem usa. Cada vez mais jovens e adolescentes estão fazendo uso de cigarros para parecem mais descolados e se unirem a um determinado grupo, porém muitas vezes estão inconscientes do mal que podem causar a saúde. Além de causar vício, o cigarro também é o grande causador de muitas doenças. As crianças que convivem com adultos fumantes podem ter uma tendência a fazer o uso quando se tornarem mais velhos, por isso é muito importante conversar com elas e as orientarem para que isso não ocorra.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!