Bonum Littera

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Marca da Besta?

           Um dos assuntos em discussão na atualidade é o chip de identificação ou biochip, que é uma tecnologia em desenvolvimento. Esses chips são do tamanho de um grão de arroz e possuem pequenos circuitos - envoltos em uma cápsula de vidro cirúrgico - e ainda estão em fase de teste, mas está previsto que daqui a 10 anos esses chips poderão fornecer dados sobre o organismo que o abriga. Informações como níveis de glicose, ureia, oxigênio, hormônios e colesterol devem ser as primeiras a serem obtidas a partir de fluidos corporais, como o sangue. Essas substâncias serão analisadas ao passar pelos micro canais presentes na cápsula de vidro."Os biochips vão acelerar o diagnóstico das doenças, porque são ultrasensíveis. Isso vai permitir exames de análises clínicas mais rápidos e baratos", diz Idagene Cestari, diretora de bioengenharia do Instituto do Coração (Incor).(Mais informações sobre biochips).
               O biochip também pode ser utilizado nas tarefas do dia a dia, por conter em sua estrutura, informações sobre o seu usuário, funcionando como uma carteira de identidade e cartão de crédito, por exemplo, facilitando nossas vidas.
                  Esses chips nos ajudarão a prevenir doenças mortais e , consequentemente, prolongarão nossas vidas. Mas não é isso que alguns religiosos mais fervorosos pensam. Segundo eles, esse chip seria a Marca da Besta, sendo um sinal do Apocalipse, pois, como a Marca da Besta, esse biochip só poderia ser colocado na mão ou na testa do usuário e seu uso seria obrigatório, mas segundo cientistas, isso é uma mentira, pois ele poderia ser colocado em qualquer parte do corpo e não será obrigatório.
                  “Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis. 
                Como sempre, alguns religiosos, que possuem poucas informações sobre o assunto, criaram uma discussão desnecessária, pois viram "semelhanças" entre a Marca e o Chip e deduziram que a utilização desse produto seria um sinal do Apocalipse. Discussões como essas e várias outras, poderiam ser evitadas se esses religiosos percebessem que a ciência existe para nos auxiliar na vida contemporânea, assim como foi a religião para os povos antigos.

                   Vídeo informando os benefícios do Biochip


9 comentários:

  1. A tecnologia cada vez mais transforma o mundo, um chip implantado no corpo de um ser vivo que pode prever doenças parece algo impossível e agora já conhecemos essa realidade. Com esse invento muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas antes de acontecer. Em relação a religião, acho que essas pessoas deveriam abrir sua mente para coisas novas e pesquisar mais sobre o assunto antes de afirmar coisas das quais não se tem conhecimento. Seu texto está ótimo, da detalhes sobre o tema, que aliás é muito interessante e original, uma informação muito relevante e curiosa.
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia nos surpreende cada vez mais, a invenção de um chip que futuramente saberá tudo que ocorre dentro de nosso corpo é muito interessante, pois é um avanço grandioso para a medicina e também nos ajudará em nossa segurança como no caso de sequestros ou tentativas de assalto que serão dificultado pelo sistema de rastreamento ou pela substituição do cartão de crédito. Mas ainda o mais importante é sua utilização na saúde, a hipótese de descobrir doenças mais facilmente revolucionará a medicina moderna, no entanto deve se levar em conta o fato de que essa tecnologia será mantida por seres humanos em centros de comando, ou seja, caso seja usada por bandidos podem causar grandes estragos. O texto ficou muito bom e a implementação do vídeo contribuiu bastante, além de ser um tema muito interessante.
    Nathan_1°ano

    ResponderExcluir
  3. Nos últimos anos aconteceram muitas inovações tecnológicas, das quais a maioria facilitou a vida das pessoas nas atividades do cotidiano. Essas novidades não param de aparecer e entre elas está o biochip, o qual eu acredito que trará muitas vantagens para a população, como as que foram citadas no texto relacionadas a saúde e outras atividades. Daniela, achei o seu texto muito bom, já que ele apresenta informações bem detalhadas e relevantes a respeito do assunto abordado, o qual eu ainda não conhecia e acabei achando muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma prova de que a cada dia que se passa a tecnologia está cheia de inovações, e que há inovações que sempre vão fazer a comunidade religiosa se reivindicar. Esse chip pode ajudar muitas pessoas, pois como foi dito no seu texto, ele pode detectar doenças no futuro. Seu texto ficou bom, abordando um tema muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O desenvolvimento cientifico está cada vez mais crescendo , e ele vem para nos auxiliar ainda mais no nosso dia a dia, e também é verdade que muitas religiões são contra muitos projetos científicos, mas tem que entender que o desenvolvimento é necessário, e não deve parar apenas pela igreja achar que é uma marca demoníaca, com esse chip muitas mortes podem ser evitadas, doenças seriam descobertas precocemente como foi dito. É muito interessante saber que mesmo em fase de testes já exista tecnologia capaz de realizar tal tarefa, diminuiria filas em hospitais e seria como um "resumo" do estado do corpo. Seu texto ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessa este assunto, a invenção do biochip vai facilitar muito a vida das pessoas, com ele será possível ter todas as informações de dentro do nosso corpo, podendo detectar e prever doenças no futuro, além de funcionar como uma carteira de identidade contendo todas as informações do usuário. Isto com certeza vai trazer vários benefícios para nossa vida, sobre a questão religiosa acredito que estas pessoas deveria conhecer melhor este novo produto e ver o seus benefícios. Seu texto ficou bom e um assunto muito interessante que particularmente não conhecia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse tema! O texto ficou muito interessante e apresenta um tema que conhecia muito superficialmente, e que por isso, possibilitou adquirir conhecimentos mais aprofundados. A invenção do biochip demonstra o quanto a tecnologia está evoluindo positivamente e como pode ajudar as pessoas a a detectar doenças e assim tratá-las mais rapidamente.

    Júlia Fernandes Sousa

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o tema trazido, já que é algo atual e está em constante discussão em fóruns on-line. Bem, acredito eu que muitas vezes a falta de conhecimento e talvez um certo "medo do mundo real" faz com que religiosos extremistas se equivoquem e acabem por falar coisas sem fundamento. Bem, na bíblia, o código da besta surge depois do "arrebatamento do povo de Deus". Se esse arrebatamento aconteceu, oque todo esse povo está por aqui ainda? Se não aconteceu, mas vai acontecer como está previsto que aconteça, sendo que na bíblia cristã diz que nem os anjos do céu sabem a hora? Enfim, uma visão muito equivocada e sem conhecimento da situação. As pessoas precisam entender que o mundo evolui e o novo sempre vem, fora que, o chip será muito útil para todos, já que não precisaremos ficar envolvidos com "papelada" no dia a dia. Também parece ser eficaz contra a falsidade ideologica, já que cada um teria uma "marca" única, exitem também outros fatores que já foram apontados no texto. Acredito que só resta aceitarmos as coisas como são e respeitar, já que como foi dito, não é obrigatório e colocará que quiser e achar interessante. Sobre a estrutura do texto; está bem feita e o texto está bem esclarecedor podendo auxiliar uma pessoa que desconhece do assunto, o vídeo foi realmente muito interessante para explicar melhor.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!