A biopirataria consiste no ato da retirada ilegal de espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem pagamento de patente. Essa atividade caracteriza-se principalmente pelo envio ilegal de animais e plantas para o exterior.
O termo “biopirataria” foi lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group) para alertar sobre o fato do conhecimento tradicional e dos recursos biológicos estarem sendo apanhados e patenteados por empresas multinacionais e instituições cientificas. Tais comunidades, que geraram estes conhecimentos fazendo uso destes recursos ao longo dos séculos, estão sendo lesadas por não participarem dos lucros produzidos pelas multinacionais.
O Brasil perde muito ao não defender suas próprias riquezas naturais já a floresta amazônica abriga 70% da biodiversidade do mundo. Vários tipos de plantas e animais que só são encontrados aqui são roubados pelos "biopiratas".
O Brasil, por possuir uma enorme biodiversidade, é alvo constante da biopirataria já que não existe uma legislação específica para punir os "biopiratas" que geralmente buscam animais para serem vendidos para colecionadores e também plantas medicinais.
O cupuaçu, planta amazônica, é um alimento tradicional da população indígena. Porém, essa fruta foi registrada por uma empresa japonesa, que detém os direitos mundiais sobre a fruta e seus derivados. Esse fato prejudica economicamente os produtores brasileiros nas exportações do fruto.
O Brasil além de criar regras para a proteção de seus recursos tem que melhorar a segurança em aeroportos, pois muitas desses recursos passam escondidos nos aeroportos e também colaborar com países vizinhos para maior segurança dos recursos dessa região.
Fontes:
http://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/4795/fiscalizacao-contra-biopirataria-e-insuficiente-no-brasil
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/biopirataria.html
http://www.brasilescola.com/brasil/biopirataria-no-brasil.htm
Eu concordo plenamente que o Brasil deve ser mais rígido nas punições contra esses criminosos e, principalmente, proteger nossa preciosa biodiversidade; não apenas pelo risco de perdê-la, mas também para coibir espécies de maus-tratos contra esses bichinhos tão indefesos. O tema foi otimamente escolhido, pois é interessante e merece mais atenção. Através do seu texto, pude aprender um pouco mais sobre o assunto e gostei da clareza das informações.
ResponderExcluirGostei muito! Se me perguntasse, talvez em algum chute acertaria, mas sinceramente nunca ouvi o significado do termo biopirataria. Gosto quando há escolhas de temas que fogem do “padrão” e revelam curiosidades, mencionando dados para agregar conhecimento e credibilizar. Muito bem.
ResponderExcluirJoao, que tema interessante! Não sabia que este ato ilegal se chama biopirataria, e adorei as informações que voce implementou no texto. Além do mais, questionar a questao do cupuaçu foi importante e de conhecimento geral do segundo ano, uma vez que já discutimos sobre o assunto em sala de aula. Como voce disse, o Brasil deveria proteger seus recursos e suas riquezas naturais.
ResponderExcluirPriscila Matos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJoão, muito legal seu texto, o tema escolhido foi ótimo, e acho que os demais deviam também escolher temas que assim como o seu, trazem mais conteúdo e informação para os leitores do blog. Já havia ouvido falar sobre esse assunto antes, mas nunca com o termo "biopirataria". Seu texto também ficou muito bom e de fácil entendimento, parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo tema João! Você apresentou um tema que deveria ser mais discutido pelo governo.
ResponderExcluirAcho que você poderia ter acrescentado mais ou explicado melhor os argumentos, problemas e possíveis soluções, você poderia ter ido mais afundo, explorado mais o tema,e nos mostrar como é o tipo de punição no Brasil para este tipo de crime. Apesar que Legislação ambiental ser "omissa" em relação à biopirataria.
A biopirataria merece mais atenção na nossa sociedade, chegamos ao ponto de pagar pelos direitos de produtos originalmente nossos, como o cupuaçu citado no texto, com pouca ou nenhuma lei para nos defender! O texto está compreensível e rico em informações, parabéns!
ResponderExcluirExcelente escolha de tema, um assunto que deveria ser mais tratado por todos em nosso país. Seu texto esta rico em informações, e de fácil entendimento. Parabéns.
ResponderExcluirJoão, que bom que você apareceu no blog! Muito legal o tema escolhido, biopirataria está aí e praticamente ninguém fala sobre isso. Um dos agravantes que contribui é a nossa obsoleta lei de patentes que faz com que uma nova descoberta seja patenteada mais rápido no exterior do que aqui, é assim que muitas das espécies e descobertas são "roubadas" de nós.
ResponderExcluirPrecisamos melhorar essa coesão, tanto dentro do parágrafo como entre os parágrafos.Ok?
ResponderExcluir