A dengue
é uma doença que infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas
regiões tropicais e subtropicais do planeta. Transmitida pela picada do
mosquito da família “aedes”, provoca febres altas, dor de cabeça, vômitos e
erupções na pele, e pode ser fatal em sua forma hemorrágica.
Mosquito Aedes Aegypti |
Felizmente, cientistas do
Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de
neutralizar as quatro formas do vírus da dengue. Este novo tipo de anticorpo
descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente
nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos
efetivos para combater a doença.
Um dos principais problemas que o
vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não
imuniza a pessoa dos demais. A equipe de pesquisadores também detectou que os
casos de dengue têm aumentado, principalmente na América Latina e na Austrália.
Em uma teleconferência realizada
com a imprensa, o diretor da pesquisa, Gavin Screaton, afirma que seu grupo já
vem pesquisando o vírus há mais de dez anos e não acredita que a dengue possa
ser controlada até que se desenvolva uma vacina. Gavin Screaton prevê que o desenvolvimento
de uma vacina pode levar um tempo "considerável", porque primeiro
seria preciso produzi-la e testá-las em modelos não humanos, como ratos de
laboratório.
Para combater essa doença, é necessário
que a população se conscientize e adote medidas preventivas, como limpar e não
armazenar lixos nas cidades, utilizar inseticidas, evitar o acumulo de água
parada, eliminando os locais de reprodução do mosquito.
Isabela Dias R. de Almeida
Isabela, a estrutura do seu texto ficou boa, você não foi diretamente no assunto e explicou a doença o que tornou uma boa introdução, você também conscientizou os leitores apresentando medidas preventivas no último parágrafo e no vídeo. A descoberta desse anticorpo será importante já que neutraliza os quatro tipos de dengue, que é responsável por muitas mortes em todo o mundo.
ResponderExcluirCarolina
O tema abordado no texto foi muito bem escolhido, pois é um assunto atual, que preocupa a população de várias partes de mundo, devido ao grande índice de casos, e essa notícia sobre anticorpos que pode neutralizar o vírus da Dengue é muito importante para as pessoas, porque poderá ser o início de um novo método de prevenir e tratar essa doença. O texto explica de maneira clara sobre questões que envolvem esses anticorpos, apresenta as informações relevantes sobre a Dengue e maneiras de prevenir essa doença, que também estão presentes no vídeo. Esses anticorpos são uma esperança para que haja uma diminuição de casos e mortes por Dengue, por isso espero que a população tenha acessos às vantagens dessa descoberta o mais rápido possível.
ResponderExcluirO texto apresentado é interessante,foi bem estruturado e objetivo. Infelismente a dengue vem sendo um dos grandes problemas da sociedade a muitos anos, e mesmo com tantas campanhas de conscientização, a população ainda não aprendeu a lidar com esse o problema, mesmo sendo tão fácil se prevenir. essa descoberta com certeza reduziria muito os casos de dengue, principalmente se toda a população tivesse acesso a ela.O vídeo e as informações apresentadas complementaram muito bem o texto.
ResponderExcluirO texto está muito bem estruturado, é imparcial e objetivo. Todas as informações necessárias para o entendimento do assunto fora explicadas, e o uso da imagem e do vídeo complementaram seu texto. A dengue está cada vez mais infectando e matando pessoas, por isso, a descoberta de seu anticorpo é fundamental para o tratamento das vítimas. Apesar de ainda não se ter uma vacina para ser usada em seres humanos, espero que esta não demore para ser produzida e que esteja rapidamente acessível a toda população.
ResponderExcluirIsabela, seu texto ficou bom, tanto na estrutura quanto na escrita e no tema escolhido, já que todos os anos infelizmente vemos na mídia diversos casos de dengue que se alastram por diversos estados, principalmente por aqueles que recebem menos atenção do governo e estão em condições precárias de saneamento. Algo interessante é que mesmo o tema já ter sido postado no blog, o fato de você ter desviado o assunto para algo mais especíco não o deixou chato e repetitivo, pelo contrário, muito interessante por dar uma nova esperança na exterminação do vírus e na diminuição dos índices de dengue. O fato de ainda ter complementado com o video só melhorou a dinâmica do texto, ensinando como as pessoas devem se portar para evitar a dengue.
ResponderExcluirO Brasil já registrou muitos casos de dengue e isso é um assunto desagradável, então devemos tomar cuidado, pois a dengue mata. Uma notícia muito boa foi a descoberta desse novo anticorpo que será aprimorado e que provavelmente salvará a vida de milhares de pessoas futuramente. Com relação ao seu texto, ficou muito bom já que apresenta uma boa estrutura e esclarece as informações que deseja se transmitir.
ResponderExcluirO Brasil já registrou muitos casos de dengue e isso é um assunto desagradável, então devemos tomar cuidado, pois a dengue mata. Uma notícia muito boa foi a descoberta desse novo anticorpo que será aprimorado e que provavelmente salvará a vida de milhares de pessoas futuramente. Com relação ao seu texto, ficou muito bom já que apresenta uma boa estrutura e esclarece as informações que deseja se transmitir.
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom, ele foi objetivo e imparcial apresentou boas informações e solução para o problema, a descoberta de anticorpos que neutraliza o vírus da dengue e muito importante para diminuir as milhares de mortes de dengue, e uma noticia muito boa para a população, que infelizmente não sabe se prevenir contra essa terrível doença que se agrava cada vez mais.
ResponderExcluirO tema é muito relevante e importante trazê-lo para nosso blog, entretanto, seu texto é composto de muitos trechos literalmente copiados.
ResponderExcluir