O universo literário instiga e estimula a imaginação. Isso
ocorre devido ao trabalho fantástico de celebres autores e conhecedores da
língua como Machado de Assis, Castro Alves, entre tantas outras personalidades.
A adaptação da linguagem de clássicos literários vem sendo muito comentada nos
últimos tempos, e acima de tudo, dividindo opiniões de especialistas.
atemporais. Esse grupo alega que uma obra literária considerada clássica deve ser respeitada e compreendida em sua essência de criação, mesmo que, normalmente, a linguagem usada não seja de fácil compreensão.
Devido à complexidade da escrita, o leitor é estimulado a se
“entregar” a narrativa, pois esse é modo que fará com que ele consiga entender
e se envolver no texto. Além do mais, conhecer novas palavras e construções mais
completas leva, mesmo que involuntariamente, a um enriquecimento de
vocabulário.
A também quem seja a favor de releitura das obras, por
afirmarem que grande parte, principalmente, juventude atual não se permiti ler
autores como Machado de Assis por se deparar com uma linguagem extremamente
rebuscada e que “foge” da realidade dos dias de hoje. E para que esse publico
não tenha tantas desculpas para deixar tais obras de lado, a adaptação faz com
essa barreira seja quebrada.
Referências bibliográficas:
Você foi bem verdadeira em seu texto, e condiz muito com a nossa realidade! Porque nesse mundo moderno e cheio de tecnologias muitas pessoas esquecem, como é bom e ler um livro de grandes escritores como Machado de Assis, e enriquecer o vocabulário, pois nunca sabemos quando vamos precisar. :-)
ResponderExcluirAmanda Ferreira
Achei o tema bem atual e interessante, que por acaso, foi tema de redação de concurso há alguns anos atrás. Tirando um ou outro erro de português (na parte de gramática, neste caso) o texto ficou muito bom. Em relação ao tema, eu acredito que os clássicos deveriam ser adaptados, uma vez que eles fazem de nossa leitura, espetacular. Penso que todos deveriam sentir o mesmo prazer ao ler, sem dificuldades, entendendo palavra por palavra.
ResponderExcluirEscolheu bem o tema! Seu texto ficou bem redigido, de forma que o leitor consegue rapidamente a absorção das informações. Os clássicos literários são importantíssimos para nossa cultura e devem ser adaptados sim, para que acompanhem o evoluir do mundo e das pessoas, e assim não se percam no tempo. É importante que em uma obra, ao ser adaptada, seja preservada a essência do autor e da história.
ResponderExcluirPriscila Matos
Seu texto ficou muito bom já que alguns poucos erros foram compensados com um texto bem redigido de fácil compreensão por parte do leitor, fato que nos ajuda muito, já que a partir dessa fácil compreensão e essa facilidade na absorção de informações, nos faz rapidamente ter um posicionamento em relação ao tema. Gostei muito do tema pois, é de grande controvérsia em nossa sociedade contemporânea já que, muitas pessoas ficam se perguntando se realmente leram um livro de altores considerados renomados porem de uma linguagem rebuscada o que faz muitos desistirem dessa opção.
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom já que alguns poucos erros foram compensados com um texto bem redigido de fácil compreensão por parte do leitor, fato que nos ajuda muito, já que a partir dessa fácil compreensão e essa facilidade na absorção de informações, nos faz rapidamente ter um posicionamento em relação ao tema. Gostei muito do tema pois, é de grande controvérsia em nossa sociedade contemporânea já que, muitas pessoas ficam se perguntando se realmente leram um livro de altores considerados renomados porem de uma linguagem rebuscada o que faz muitos desistirem dessa opção.
ResponderExcluirGostei da escolha do tema, pois a adaptação de obras com o objetivo de facilitar a leitura é algo que acontece muito atualmente. Também gostei do texto em geral, achei ele bem completo. Ao ver a segunda imagem, notei que as letras eram muito pequenas e não tem como ler o que está escrito nela, e mesmo ao clicar sobre ela, não consegui ler. Por isso, sugiro que você edite a imagem para redimensionar e ampliar ela.
ResponderExcluirO vocabulário simples utiliza facilita a compreensão do texto, fazendo com que a leitura flua mais. Assim como o tema foi bem escolhido, a maneira de apresentá-lo também foi importante: duas opiniões distintas foram apresentadas e contrapostas! Não gosto da ideia de facilitar o vocabulário de clássicos, apesar de torná-los acessíveis a um maior público, retira marcas pessoais do autor e ideias que poderiam estar subentendidas no vocabulário rebuscado, além de que ampliar seus conhecimento dos vocábulos torna-se mais fácil.
ResponderExcluirUtilizado*
ExcluirSeu texto ficou muito legal, além de ser um excelente exercício, esse de transformar temas polêmicos que geram opiniões, em textos informativos, pois trabalhamos com um valor muito importante: precisamos conhecer os dois lados da moeda, para podermos opinar sobre ela. Não vou nem falar do tema, muito caro para mim. Eu como professora de literatura sou a favor da simplificação se vier acompanhada de um projeto editorial diferenciado, que realmente transforme a obra como as adaptações para HQ ou releituras como Senhora, a bruxa.
ResponderExcluir