Bonum Littera

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Explosão em navio-plataforma

            A Agência Nacional de Petróleo (ANP) interditou um navio-plataforma na cidade de São Mateus (ES), onde uma explosão matou cinco pessoas, deixou quatro desaparecidas e 26 feridas nesta quinta-feira (11). As buscas pelos desaparecidos ainda continuam. Ainda se sabe que três corpos permanecem no navio, que está totalmente desligado. Por esse motivo ainda não foi possível chegar onde eles estão. Não há algum tipo de contaminação ambiental já que esta era uma plataforma de gás.

Logo após o acidente, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, entrou em contato com a direção da Petrobras e colocou o estado à disposição para o socorro e atendimento às vítimas. A Marinha do Brasil, informou que tomou conhecimento da explosão na plataforma e encaminhou um navio e duas aeronaves para o local, com a prioridade de levar as vítimas para os hospitais da Grande Vitória. 
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, comentou  o acidente: “A diretora de Abastecimento e Gás da Petrobras já se deslocou até o local, estamos esperando um relatório do ocorrido. Mas quero desde já, em nome do governo federal, prestar condolências aos familiares das vítimas e pedir a Deus que aqueles que foram feridos tenham o pronto restabelecimento.” 
Não há muitas informações sobre a causa do acidente, sabe-se que a explosão ocorreu na casa de bombas. De acordo com a ANP foi realizada uma inspeção na plataforma que opera desde 2009,  mesmo assim não foi o suficiente para evitar o acontecido e afirma que a Petrobras é a responsável. A ANP dias antes a essa tragédia exigiu a Petrobras o aumento da produção, o que pode ter sido uma decisão crucial junto com outras falhas ao desencadeamento dessa explosão.
A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) diz ainda que será aberto um Inquérito sobre o acidente para esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. "O prazo para a conclusão do inquérito é de 90 dias”, diz a nota.
        




Para mais informações clique aquiaqui e aqui



8 comentários:

  1. Daniel, o acontecido com a plataforma de petróleo esteve sendo noticiado por alguns dos mais importantes meios de comunicação do nosso país e por isso de tornou um bom tema a ser contado.Foi uma tragédia o que aconteceu, e espero que seja esclarecido para que os culpados sejam penalizados, mesmo que isso não estanque a tristeza das famílias que perderam seu entes, além de tentar evitar novos insidentes do tipo. O texto foi bem estruturado e o fato de você ter sido imparcial sobre o caso ajudou muito na seriedade e objetividade do tema.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma tragédia essa explosão no navio-plataforma e devido ao resultado e a importância dessa notícia, ainda mais com a atual crise da Petrobrás, acho que o tema do texto foi bem escolhido. A boa estrutura junto com as informações completas e os recursos não verbais facilitaram a compreensão do texto. Espero que as causas do acidente sejam esclarecidas o mais rápido possível, para que as famílias das vítimas consigam fazer justiça em relação ao ocorrido. E principalmente que sejam tomadas medidas, para que acidentes como estes não voltam a acontecer, pois trata -se de vidas humanas que são perdidas.

    ResponderExcluir
  3. O tema tratado no seu texto é muito importante, pois foi falado nos noticiários nos últimos dias. Além de ser atual, para quem não prestou muita atenção no assunto pelos jornais ou televisão, pode ver com seu texto, sendo até um pouco mais aprofundado. Em questão a estrutura, ficou boa e organizada.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto ficou muito bom, ele abordou um assunto muito importante, cumpriu com a estrutura do gênero e apresentou boas informações, e o fato de você ter sido imparcial ajudou muito, o tema como já foi dito foi muito bem escolhido, e um tema atual que foi muito visto nesses últimos dias, espero muito que o caso seja esclarecido afinal este foi e um exemplo para que evite novos acidentes.

    ResponderExcluir
  5. A explosão do navio-plataforma foi um acontecimento muito triste e noticiado aqui no Brasil. Como mencionado pelos meus colegas, também espero que os responsáveis por essa tragédia sejam punidos para que as famílias consigam fazer justiça pelo ocorrido. Com relação ao texto, ficou bom Daniel, pois o tema abordado é muito interessante, e você apresentou informações e recursos não verbais esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  6. E mais uma vez a Petrobras envolvida em um problema, uma empresa que anos atras era tida como orgulho do país está se afundando a medida que os dias passam, e o problema não é apenas o dinheiro que ela perde a cada escândalo que acontece, há mais um agravante, pessoas morrem em acidentes como esses, várias famílias destruídas, e o que acontece? Nada, nesse país nunca acontece nada, e nem quando acaba com a vida de uma pessoa, os mais ricos sempre vão ter vantagens, não há leis imparciais, o máximo que pode acontecer são indenizações, que são simplesmente "troco de bala" para a empresa.

    ResponderExcluir
  7. Seu texto ficou, de fato, muito bom. Além de ter tratado de um tema atual (muito falado nos noticiários), a tragédia acontecida em São Mateus reflete parte de muitas coisas que ocorrem no Brasil, houveram quatro mortes que devem sair impunes, o que é algo que escancara as regalias que os ricos possuem. Inaceitável. Você apresentou um texto estruturado com boas informações, e com as declarações de pessoas qualificadas, o texto ganhou mais credibilidade. Conseguiu cumprir bem a proposta do texto. Boa, monstro.

    Victor

    ResponderExcluir
  8. A escolha do tema foi boa, permite direcionar a pesquisa para várias direções diferentes, porém a muitos trechos praticamente idênticos ao material consultado. Cuidado, Daniel. Devemos absorver o conteúdo, mas reconstruir o discurso a nossa maneira.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!