Bonum Littera

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O melhor amigo do homem

Só quem possui ou já possui um cachorro sabe como é grande o laço afetivo existente na relação de ambas as partes. Com pouco tempo você cria sentimentos inexplicáveis de apego, amor e fidelidade. Afinal, ter um cão é muito mais que ter um animal de estimação para brincar de vez em quando: é ter um fiel companheiro e amigo que estará com você “até que a morte os separe”.
            São inúmeros os benefícios tragos por conviver com animais de estimação, em especiais, os cães. É provado cientificamente que o convívio com estes animais trazem bem-estar, tranquilidade e alegria às pessoas. Não é em vão que atualmente cães e gatos são usados em métodos hospitalares para o melhoramento físico e mental dos pacientes, e provado que estes ficam mais alegres e apresentam avanços nos tratamentos. Além disso, o convívio com cães traz também benefícios a saúde, tais como diminuição da pressão sanguínea e níveis de colesterol e estresse, redução no risco de problemas cardiovasculares e podem detectar cânceres precoces, graças ao seu olfato apurado.
            Hoje, os animais não fazem somente parte da família, mas também passaram a ser tratados com o mesmo amor com que se trata um ente muito querido. Mas como explicar este amor tão grande que sentimos por nossos bichinhos? De acordo com pesquisadores, nosso cérebro está programado para prestar atenção aos animais, e isso seria uma consequência do uso deles como companheiros de caça em tempos antigos, o que era essencial para a nossa sobrevivência como espécie. Mas para as pessoas o sentimento ao animal vai muito além de pesquisas e ciência. O cachorro sente o que você sente, sabe quando está triste ou feliz, detecta suas emoções com um simples olhar e principalmente, está sempre com você, com o único interesse de ter e poder retribuir seu amor. E acredito ser por isso que nos apegamos tão facilmente a esses animais.

            E você, possui algum animal de estimação ou se animou a ter um? Saiba que os benefícios tragos por essa estreita relação vêm acompanhados de muita responsabilidade e dedicação, pois eles possuem as mesmas necessidades físicas e mentais dos seres humanos. Ao ter consciência disto, embarque na divertida e estimulante vida ao lado dos animais!

A seguir, indico dois filmes emocionantes e divertidos que mostram como é a convivência com os cães e um vídeo que testemunha o amor que um cão pode nos oferecer.

Marley e Eu:



Sempre ao Seu Lado:





Fonte: http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2013/02/amor-extremo-por-que-amamos-tanto-os-animais.html

Texto de Priscyla Matos.

8 comentários:

  1. Achei o vídeo da criança com o cão fofinho demais, e foi muito boa também a escolha dos filmes que recomendou!
    Realmente, conviver com bicho é uma das melhores coisas da vida. E vai mesmo muito além da ciência ou qualquer explicação o que se sente perto deles.
    Sua escrita é ótima, e a estrutura do seu texto também. Durante todo ele pude perceber seu posicionamento sobre o assunto. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Priscila! O tema foi inusitado e otimamente escolhido, afinal, você é uma experiente no assunto! Pessoas que gostam de animais e são capazes de cuidar do bichinho, não devem medir esforços para tem um. São ótimos companheiros que com certeza marcarão de uma forma excepcional a vida de seu dono. Enfim, seu texto foi redigido de uma maneira muito legal, manteve entrosamento com o leitor a todo o momento, foi uma leitura muito instigante. Os vídeos enriqueceram ainda mais sua publicação. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Priscila!! Esse é um tema que particularmente me agrada bastante. Bom, você foi capaz de convencer o leitor de que, vale a pena ter um cachorro e que ele trará inúmeros benefícios para sua vida, então sua missão foi cumprida. Encontrei alguns errinhos de ortografia, mas não é nada que não possa ser melhorado na próxima vez. Parabéns por ter articulado bem o seu texto e ter usado estratégias, como esses vídeos, para convencer e comover o leitor.

    ResponderExcluir
  4. Com exceção de pequenos erros de ortografia, seu texto ficou perfeito! É verdade que só quem possui um animal de estimação como o cachorro pode medir (ou não) o quanto o ama, como se fosse uma pessoa. Mas do meu ponto de vista, você conseguiu atingir até quem não possui um animalzinho, e não posso deixar de lado que você, mais do que qualquer outra pessoa, é uma especialista neste assunto. A estrutura do seu texto ficou boa (tirando a ortografia, como foi citado anteriormente), gostei dos vídeos que você colocou no final do texto, enriqueceram o conteúdo. Parabéns!

    PS.: O último vídeo, em particular, me comoveu muito.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto pois, apresenta um tema bastante interessante e um fato pelo qual muitos de nós hoje passamos, que é o de ter cães. Sua escrita está muito boa, e você deixa bem explicito no texto seu posicionamento em relação ao tema abordado. Creio sim que estes animais criam laços de amizade e amor com seu dono pois, já tive um cão quando era mais jovem e sei muito disso. Porém também me pergunto as vezes porque nós humanos nos sensibilizamos muito com estes animais mas, quando vemos uma criança na rua fingimos que não percebemos e não a ajudamos. Não estou querendo dizer que devemos deixar os animais de lado e nos comover com eles, mas também devemos ter em mente que hoje em nossas ruas há muitas crianças passando fome e sem um abrigo decente e mesmo assim não ajudamos. Devemos repensar nossas atitudes, e se termos disponibilidade para ajudar um cão de rua porque não ajudar uma criança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "era mais jovem" , meu caro você usou essa expressão em seu texto, você se referia ao tempo de solteiro no qual você era um jovem serelepe e livre para tudo?

      Excluir
  6. Parabéns pelo seu texto, adorei sua escolha de assunto. Compartilho a mesma opinião que a sua, acredito que os animais podem nos ajudar muito e que eles podem ser ótimos companheiros. Seu texto está bem organizado, e conseguiu chegar na proposta que era fazer um texto de opinião. Foi uma ótima ideia colocar os vídeos, realmente os filmes são muito lindos, e o vídeo do cachorro e o menino, e também as outras imagens, mostram como é a relação entre o homem e o animal seja qual for.

    ResponderExcluir
  7. O texto ficou muito bom, além de falar de um assunto que agrada a qualquer leitor, bichos de estimação. A construção do texto ficou muito boa, as imagens foram bem posicionadas para gerar um descanso visual ao leitor, os videos no final atraem muito a atenção e o uso de uma informação mais cientifica dá mais credibilidade ao texto.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!