A
psicanálise
de Sigmund Freud é uma abordagem terapêutica baseada na observação de que os
indivíduos, na maioria das vezes, não têm consciência dos vários fatores que determinam
suas emoções e comportamentos.
E
a partir desse estudo, surgiu o “recalque”, que indica o “mecanismo através do
qual um indivíduo tenta eliminar do seu consciente representações que considera
inaceitáveis”. Isso faz com que más lembranças e desafetos sejam mantidos no inconsciente;
causando uma sensação de satisfação. “Todas as mentes humanas recalcam. É uma
forma de proteção”, explica o psicanalista do Instituto Brasileiro de Ciência e
Psicanálise (IBCP), Wilson Buran.
Nos últimos tempos, entretanto,
o recalque apareceu na mídia como sinônimo de inveja. Segundo Valesca Popozuda,
criadora da música Beijinho No Ombro,
“recalque é tudo aquilo que as pessoas criticam querendo fazer igual, mas não
têm capacidade para isso”.
Apesar
de muito distintos, esses conceitos estão, de certa forma, próximos. Isso
acontece porque, em muitos casos, a repressão de pensamentos favorece comportamentos
típicos de inveja.
Assim,
é preciso estar atento ao recalque, que pode acarretar várias complicações, e
se infiltrar até mesmo nos sonhos (em forma de medo, angústia, ansiedade,
desejo...). Segundo o psicólogo Elídio Almeida "é altamente recomendado que as pessoas procurem conhecer mais sobre si, conheça nossas possibilidade de conquistas e sucesso e que aprendam a lidar com suas frustrações e o sucesso alheio de forma mais adequada."
O tema escolhido foi muito interessante, pois a dada expressão " o recalque bate e volta" para muitos abrangiam um significado totalmente diferente. Achei criativo o título, além de demonstrar clareza sobre o tema retratado, também chama a atenção.A estrutura do texto está ótima, parágrafos bem estruturados e desenvolvidos, imagens bem posicionadas, e, uma boa e inteligente utilização de palavras desconhecidas por muitos leitores colocadas em LINKS. Outro aspecto positivo do texto foi o uso de argumentos de autoridade, como o "pensamento" de pessoas famosas, ou até estudiosos, como em " “Todas as mentes humanas recalcam. É uma forma de proteção”, explica o psicanalista do Instituto Brasileiro de Ciência e Psicanálise (IBCP), Wilson Buran. " Enfim, gostei muito do texto, espero ler mais artigos interessantes como este durante o bimestre.
ResponderExcluirSem dúvidas o tema escolhido pela autora é polêmico, e muito bom para ser discutido. A autora busca mostrar para os leitores o real significado do chamado recalque, dando-nos um pouco de cultura, diferente do significado implantado nas mentes dos jovens através de tais músicas, lamentável... Mas em relação ao desenvolvimento da autora ao longo de sua produção textual foi ótimo, soube expor bem seu tema sendo coesa e coerem, e muito objetiva em suas palavras. Outra coisa que nos chama atenção são as fontes escolhidas, sites, e as imagens com mensagens.
ResponderExcluirAlícia, como sempre, seu texto ficou ótimo. Tema bacana, que foi bem introduzido, trazendo o real significado de recalque, diferente do que a Valesca Popozuda mostra em suas músicas, mas mostrou que os dois significados estão bem próximos, e que a cantora de funk, não está totalmente errada. Gostei dos seus argumentos, links para explicar sobre psicanálise e recalque, excluindo o link da música, porque não foi de interesse meu aheueahueahea. A conclusão também ficou muito boa também, onde você mostrou a relação dos significados, e as imagens que você usou também são bacanas, parabéns!
ResponderExcluir